PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: WILKERLY DE LUCENA ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WILKERLY DE LUCENA ANDRADE
DATA: 23/04/2018
LOCAL: Sala de aula do Programa
TÍTULO: Adesão e fatores relacionados à Profilaxia Pós-Exposição para o HIV por acidente ocupacional
PALAVRAS-CHAVES: HIV; Profilaxia Pós-Exposição; Acidente de trabalho;
RESUMO: Introdução: A evolução de casos de infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana - HIV se mantém como um tema emergente no âmbito da saúde pública. Neste contexto epidemiológico marcado por desafios para o controle e prevenção da doença destaca-se a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) para o HIV como uma estratégia da política de redução de danos estabelecida pelo Ministério da Saúde. Além da preocupação com a transmissão do HIV por acidente ocupacional, há outra em relação a não adesão ou o abandono ao seguimento da PEP pelos usuários. Objetivo: Analisar a adesão e as variáveis relacionadas à Profilaxia Pós-Exposição (PEP) por acidente ocupacional para o HIV de usuários de um serviço de referência em João Pessoa-PB. Método: Trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo e de abordagem quantitativa de fontes de dados secundários, sendo realizado em um hospital de referência para o HIV/Aids da Paraíba, no período de 2012 a 2016, com uma amostra de 224 prontuários. Foi desenvolvido um instrumento para coleta de dados constituído de variáveis sociodemográficas e informações clínicas e laboratoriais dos usuários que iniciaram a PEP por acidente ocupacional. Os dados coletados foram codificados para planilha no Microsoft Office Excel 2003 e transportados para o programa SPSS versão 20.0. O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba, sob o CAAE 65606417.2.0000.5188 e dispensou o uso do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Resultados: Os usuários que mais se acidentaram e iniciaram a PEP foi do sexo feminino, estado civil solteiro, da raça parda, com o nível escolar médio, cuja ocupação foi o de técnicos de enfermagem e que moram na capital. Este estudo comprovou que não houve adesão dos usuários (69,6%) à PEP e verificou-se que a categoria dos serviços gerais, os solteiros, os moradores da região metropolitana e quando o material biológico envolvido é o sangue há uma probabilidade maior de não adesão à PEP. Considerações finais: Faz-se necessário a implementação de uma educação permanente nos locais de trabalho para conscientizar e sensibilizar os trabalhadores para seguir as medidas de precaução padrão. Os fatores predominantes que podem influenciar na não adesão à PEP indicam a necessidade da realização do acolhimento e criação de vínculos, desde a primeira consulta, de um trabalho em equipe e multidisciplinar, destacando a importância do apoio psicológico aos trabalhadores que se acidentam, da promoção em saúde para informar sobre os riscos do abandono da PEP. E ainda, sugere que seja realizado busca ativa dos usuários faltosos por meio de telefonemas ou mensagens.
Interno - 1626922 - ANA CRISTINA DE OLIVEIRA E SILVA
Externo à Instituição - RAFAELA GERBASI NÓBREGA