PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: CLÁUDIA JEANE LOPES PIMENTA

DISCENTE: CLÁUDIA JEANE LOPES PIMENTA
DATA: 16/05/2018
LOCAL: Sala de aula do Programa
TÍTULO: Trabalho de Enfermagem: comunicação, prazer e sofrimento
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem; Trabalho; Comunicação;
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introducao: o ambiente de trabalho e considerado um fator determinante para a presenca de indicadores de prazer e sofrimento, estando associado a qualidade e humanizacao do cuidado, a satisfacao profissional e para desencadeamento de processos patologicos para a saude do trabalhador. Neste sentido, a comunicacao emerge como um dos principais fatores para a vivencia de situacoes prazerosas durante a atividades laboral. Objetivo: avaliar a comunicacao, prazer e sofrimento no trabalho de enfermagem. Metodo: estudo exploratorio e descritivo, de corte transversal, com abordagem quantitativa, realizado com 152 enfermeiros de um hospital universitario no municipio de Joao Pessoa, Paraiba, Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, mediante a utilizacao de um instrumento para obtencao de dados referentes ao perfil sociodemografico, condicoes de saude e aspectos relacionados ao trabalho, da Escala de Competencia em Comunicacao Interpessoal e da Escala de Indicadores de Prazer e Sofrimento no Trabalho, sendo analisados por meio de estatistica descritiva. O projeto foi aprovado sob parecer nº 2.259.018 e CAAE nº 69841417.8.0000.5183. Resultados: os enfermeiros apresentaram medias elevadas em todos os dominios da Competencia em Comunicacao Interpessoal. Observou-se que a Vivencia de Prazer e os seus dominios Realizacao Profissional e Liberdade de Expressao foram classificados como satisfatorios, enquanto os Fatores de Sofrimento e seus dominios Vivencia de Sofrimento e Falta de Reconhecimento obtiveram avaliacao critica. A correlacao entre a Comunicacao Interpessoal e os indicadores de prazer no trabalho, apresenta valores positivos e significativos, revelando que quanto maior as Vivencias de Prazer no ambiente laboral, maiores serao as medias da Competencia em Comunicacao Interpessoal e de seus dominios. Em contrapartida, a medida que o sofrimento no trabalho se eleva, diminuem os niveis de comunicacao entre os profissionais, tanto da Competencia em Comunicacao Interpessoal, quanto dos dominios Controle do ambiente, Assertividades, Manejo das interacoes e Disponibilidade. Conclusoes: as vivencias positivas e negativas relacionadas ao trabalho influenciam de forma significativa sobre a comunicacao interpessoal dos enfermeiros com a sua equipe.
Interno - 1368768 - JACIRA DOS SANTOS OLIVEIRA
Presidente - 1631937 - KATIA NEYLA DE FREITAS MACEDO