PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINNE BESERRA DE LUCENA MARCOLINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINNE BESERRA DE LUCENA MARCOLINO
DATA: 18/05/2018
LOCAL: Sala de aula do Programa
TÍTULO: Vivências da sexualidade: o que dizem as pessoas com deficiência intelectual?
PALAVRAS-CHAVES: Pessoa com Deficiência Intelectual. Sexualidade. Vivências.
RESUMO: Introdução: A sociedade ainda lida de modo preconceituoso com a sexualidade de pessoas com deficiência por se tratar de “diferenças” em relação aos padrões definidores de normalidade, tornando esta discussão pertinente para a construção de novas abordagens com esta temática. Objetivo: Analisar o modo como se configuram as vivências da sexualidade de pessoas com deficiência intelectual. Percurso Metodológico: Estudo de campo, exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 16 pessoas com deficiência intelectual, classificadas pelo Código Internacional de Doenças (CID -10)/ F-70.1 como pessoas com grau de deficiência intelectual leve. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada e a análise dos dados se deu por meio da análise de conteúdo temática. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba, conforme o protocolo CAAE 59410216.4.0000.5188. Resultados preliminares: Foram encontradas quatro categorias de conteúdos relacionados à sexualidade veiculadas pelos participantes: Sentidos atribuídos à sexualidade; Início da vida sexual e sua prática; Fonte de informações sobre a sexualidade e o Silenciamento da família.
Externo à Instituição - ALINE APARECIDA MONROE
Presidente - 1520107 - JORDANA DE ALMEIDA NOGUEIRA