PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: NATALIA PESSOA DA ROCHA LEAL

DISCENTE: NATALIA PESSOA DA ROCHA LEAL
DATA: 04/05/2018
LOCAL: Sala de aula do Programa
TÍTULO: ESTRESSE E APOIO FAMILIAR EM MÃES DE PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN
PALAVRAS-CHAVES: Síndrome de Down; Mãe; Enfermagem; Apoio familiar; Estresse;
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: a síndrome de down é caracterizada por uma alteração cromossômica que acomete 3% da população mundial, em que o ser humano apresenta um cromossomo a mais ligado ao par 21, totalizando 47. Isto gera características físicas específicas e atraso no desenvolvimento, fazendo com que a pessoa necessite de uma atenção especial de acordo com sua necessidade, resultando na vivencia peculiar pelas mães, podendo gerar dificuldade na aceitação em relação à criança, provocando sentimentos que culminem em estresse. Diante dessas sensações, o que pode contribuir para a melhoria dessa situação é o apoio familiar que elas recebem. Objetivo: avaliar o estresse e apoio da família de mães de pessoas com síndrome de down. Método: trata-se de uma pesquisa transversal, descritiva e exploratória, com abordagem quantitativa, realizada na Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência com 110 mães de pessoas com síndrome de down. Para a coleta de dados foram utilizados um instrumento sociodemográfico, Escala de Apoio da Família e Escala de Estresse Percebido, sendo analisados pelo método estatístico descritivo. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba, sob CAAE: 76736917.1.0000.5188 e parecer no 2.310.255. Resultados: as mães, em sua maioria, tiveram os filhos após os 35 anos, eram casadas, apresentavam escolaridade a partir do nível médio completo, moravam em residência própria, eram do lar, dependiam financeiramente do benefício fornecido pelo governo, consideraram a renda insuficiente, descobriram a síndrome após o nascimento e decidiram não gerar outra criança depois deste, se relataram como sendo a cuidadora principal, possuíram maior apoio do marido ou companheiro, programas de intervenção infantil precoce, escola e seus próprios filhos, e se consideravam nervosas ou estressadas, pois não paravam de pensar nas obrigações destinadas a elas.Conclusões: as mães se consideravam estressadas, porém não houve significância em relação ao apoio familiar recebido por elas. Vale ressaltar, ainda, que por elas possuírem um maior apoio do marido ou companheiro, vê-se a necessidade de introduzir os profissionais de saúde nessa realidade do cuidar do binômio mãe-filho para que se consiga fornecer uma assistência de forma integral.
Externo à Instituição - INACIA SATIRO XAVIER DE FRANCA
Presidente - 1631937 - KATIA NEYLA DE FREITAS MACEDO