PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA MARITSA DE MAGALHÃES OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA MARITSA DE MAGALHÃES OLIVEIRA
DATA: 03/05/2018
LOCAL: NEPBCP/CCS
TÍTULO: Aplicação do modelo Calgary para avaliação de famílias de pacientes com câncer em cuidados paliativos
PALAVRAS-CHAVES: Cuidados Paliativos; Oncologia; Modelo Calgary; Família; Terminalidade.
RESUMO: Os cuidados paliativos compreendem um modo de cuidar, embasado por uma filosofia que preza o cuidado da pessoa, em detrimento das ações que visam essencialmente a cura da doença. Diante de doenças progressivas sem prognóstico de cura e que ameaçam a vida, as medidas de cuidado visam o conforto, o controle da dor, a manutenção da qualidade de vida e a dignidade humana diante do processo de terminalidade. A família apresenta-se como um fator crucial no processo de saúde e doença de um familiar com câncer sem possibilidades terapêuticas de cura, assim a escolha pelo Modelo Calgary como aporte teórico para este estudo deve-se ao fato de integrar a dimensão estrutural, desenvolvimento e funcional, o que permite uma visão da dinâmica familiar, com a finalidade de melhorar o planejamento dos cuidados dispensados aos envolvidos nos cuidados paliativos. O objetivo desse estudo foi avaliar a estrutura, o desenvolvimento e a funcionalidade de famílias de pacientes com câncer em situação de cuidados paliativos à luz do Modelo Calgary. Utilizou-se como método um estudo de campo, com abordagem qualitativa, consubstanciada no Modelo Calgary de Avaliação da Família, realizado em um hospital localizado no município do Recife, do estado do Pernambuco. A amostra da pesquisa foi constituída de dez famílias. Cada uma foi representada pelo paciente em situação de terminalidade e um familiar cuidador. Em atendimento às observâncias éticas relacionadas à pesquisa que envolve seres humanos, recomendadas pela Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, o projeto foi apreciado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), da Universidade Federal da Paraíba, sob CAAE: 71835317.0.3001.5205. Os resultados deram origem a três artigos: Atenção paliativa oncológica com ênfase na família: uma revisão integrativa de literatura; Avaliação estrutural, desenvolvimental e funcional de famílias de pacientes com câncer de cabeça e pescoço sob cuidados paliativos e, aplicação do modelo Calgary a pacientes com câncer de mama sob cuidados paliativos. Evidenciamos a importância na ressignificação familiar diante da terminalidade e apontamos estratégia acerca de uma comunicação efetiva e menos traumática aos pacientes e familiares. Destacamos que a espiritualidade é uma ferramenta de apoio em situações delicadas em cuidados paliativos e afirmamos a fragilidade na formação acadêmica dos profissionais de saúde na assistência a finitude humana e ao luto.
Externo à Instituição - BETÂNIA DA MATA RIBEIRO GOMES
Interno - 2136548 - JAEL RÚBIA FIGUEIREDO DE SÁ FRANÇA