PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: VÂNIA PESSÔA DE CARVALHO DANTAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VÂNIA PESSÔA DE CARVALHO DANTAS
DATA: 07/05/2018
LOCAL: NEPBCP/CCS
TÍTULO: Cuidar em pós-operatório à luz da Teoria de Jean Watson: Discurso de Enfermeiros Assistenciais
PALAVRAS-CHAVES: Cuidado de Enfermagem; Teoria de Enfermagem; Cuidar; Período Pós-operatório.
RESUMO: Introdução: O cuidar é a essência da enfermagem e é definida por Jean Watson como sendo o ideal moral da profissão de enfermagem. É uma ação interpessoal que ocorre entre ser que cuida e ser que é cuidado e que encerra um enfoque estético e ético. Na abordagem ao paciente cirúrgico as intervenções de assistência visam proporcionar tranquilidade, alívio e conforto. Todavia, observar não apenas as necessidades biológicas como também fornecer um cuidado fundamentado em atender o paciente em seu campo biopsicossocial e espiritual. Objetivos: Compreender o discurso de enfermeiros assistenciais sobre o cuidar de pacientes em pós-operatório; identificar as ações de cuidado dos enfermeiros assistenciais aos pacientes em pós-operatório; averiguar as estratégias de cuidado utilizadas por dos enfermeiros assistenciais aos pacientes em pós-operatório. Metodologia: Estudo exploratório, com abordagem qualitativa, cuja amostra foi constituída por 15 enfermeiros. A pesquisa foi desenvolvida na Clínica Cirúrgica, do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), no município de João Pessoa (PB). O projeto de pesquisa foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa do HULW, do qual recebeu certidão de aprovação, com o registro CAAE, sob nº 69748517.2.0000.5183. A coleta de dados ocorreu no período de setembro a novembro de 2017, mediante a aplicação de uma entrevista semiestruturada. Os dados qualitativos foram analisados mediante a técnica de análise de conteúdo. Resultados: Por meio de indicadores bibliométricos foi possível verificar que os anos de 2000 e 2016 foram os de maior produção de teses e dissertações sobre a Teoria do Cuidado Humano dentre aquelas houve predominância de dissertações e de pesquisadores da área da enfermagem. A análise do material empírico do estudo emergiram duas categorias, a saber: Compreendendo o cuidado a pacientes em pós-operatório; Identificando ações e estratégias do cuidar a pacientes em pós-operatório. Conclusão: Concluiu que os cuidados praticados pelos participantes do estudo têm similaridade com os fundamentos da teoria de Jean Watson. Possibilitando uma aproximação da realidade vivenciada por estes profissionais e que são de suma importância para o fortalecimento da profissão de enfermagem.
Interno - 2136548 - JAEL RÚBIA FIGUEIREDO DE SÁ FRANÇA
Externo à Instituição - MARCELLA COSTA SOUTO DUARTE