PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: EDUARDO GOMES DE MELO

DISCENTE: EDUARDO GOMES DE MELO
DATA: 25/05/2018
LOCAL: Sala de aula do Programa
TÍTULO: Diabetes mellitus e depressão em pessoas idosas.
PALAVRAS-CHAVES: Idosos, Diabetes mellitus, Depressão, Autocuidado
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introducao: O Brasil lidera a America Latina com a ocorrencia de 14,3 milhoes de diabeticos. Por ser uma doenca cronica, esta atrelada a uma serie de comorbidades, incluindo a depressao. Objetivo: O presente estudo visa avaliar o diabetes mellitus e a depressao em idosos atendidos em um hospital publico, caracterizando o perfil socio-demografico e clinico de pessoas idosas com diabetes; alem de relacionar a presenca de depressao com o tempo de diagnostico, complicacoes cronicas e autocuidado no diabetes e investigar indicadores de depressao em idosos conforme a Escala de Depressao Geriatrica (GDS). Metodo: Estudo transversal de abordagem quantitativa realizado no ambulatorio de endocrinologia do Hospital Universitario Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraiba, onde 168 idosos diabeticos foram submetidos a um questionario de: a) variaveis socio-demograficas e clinicas; b) variaveis do Questionario de Atividades de Autocuidado com Diabetes (QAD); c) variaveis da Escala de Depressao Geriatrica (GDS) durante os meses de fevereiro a marco de 2018. O criterio de inclusao foi ter mais de 59 anos de idade e, de exclusao, ter deficit cognitivo que impedisse a aplicacao dos questionarios. Aplicou-se as tecnicas de estatistica descritiva com medidas de frequencia para variaveis categoricas, media e desvio-padrao para variaveis numericas. Foram utilizados os testes estatisticos Qui-Quadrado, Mann-Whitney, Teste de normalidade de Kolmogorov-Smirnov, Analise de variancia com uma classificacao, a tecnica multivariada Analise de Correspondencia e a tecnica descritiva Peso da Evidencia (Weight of Evidence). O projeto de pesquisa foi submetido ao Comite de Etica e Pesquisa do Hospital Universitario Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraiba, sendo aprovado pelo CAEE 76715517.6.0000.5183. Resultados: Identificou-se uma prevalencia tres vezes maior do sexo feminino, 121 (72%), o numero de casados, 90 (53,6%), foi superior as demais categorias e metade recebiam ate um salario minimo, 58 (50%). O tempo de diagnostico do diabetes foi superior a 10 anos em 73 (43,5%) dos entrevistados, sendo a neuropatia diabetica, 97 (58,1%), o sintoma de maior prevalencia. A depressao esteve presente em 81 (48,2%) dos idosos avaliados. A associacao entre depressao, tempo de diagnostico e complicacoes cronicas do diabetes nao ficou constatada. Nos itens referentes a dieta, atividade fisica e cuidados com os pes do QAD, os pacientes nao depressivos mostraram melhores autocuidados que os idosos depressivos. Conclusao: O presente estudo identificou que os idosos deprimidos tinham um autocuidado pior com relacao ao controle do diabetes. Sendo assim, pode-se inferir que eles teriam mais chance de desenvolver as complicacoes cronicas do diabetes no futuro, pois tais complicacoes estao diretamente ligadas ao mal controle do diabetes ao longo dos anos.
Externo à Instituição - FRANCISCO STELIO DE SOUSA
Interno - 1368768 - JACIRA DOS SANTOS OLIVEIRA