PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: TATIANA FERREIRA DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TATIANA FERREIRA DA COSTA
DATA: 28/05/2018
LOCAL: PPGENF
TÍTULO: Adaptação e validação da BAKAS CAREGIVING OUTCOME SCALE em uma amostra de cuidadores informais de pacientes com sequela de acidente vascular encefálico no Brasil
PALAVRAS-CHAVES: Acidente vascular encefálico. Cuidador. Sobrecarga. Instrumentos. Validação.
RESUMO: Introdução: A sobrecarga é um constructo que avalia a percepção de cuidadores informais em relação ao impacto da prestação de cuidados no seu funcionamento emocional, social, financeiro e físico. Sua avaliação pelos profissionais da saúde é importante para o planejamento de intervenções específicas para essa população. A Bakas Caregiving Outcome Scale (BCOS) é uma escala unidimensional desenvolvida para avaliar a sobrecarga através das modificações ocorridas na vida dos cuidadores informais resultantes da prestação de cuidados à pessoas acometidas por acidente vascular encefálico (AVE). Objetivo: Adaptar e validar a BCOS em uma amostra de cuidadores informais de pacientes com sequela de AVE no Brasil. Método: Estudo metodológico, com abordagem transversal. O processo de adaptação seguintes passos: Tradução do instrumento para a língua portuguesa; Retro-tradução (back-translation); consolidação da versão traduzida por comitê de juízes; avaliação semântica dos itens; validação de conteúdo por um comitê de juízes; e pré-teste. Os dados foram coletados por meio de entrevista domiciliares, no período de Setembro de 2017 à Dezembro de 2017. Participaram do estudo 151 cuidadores informais de pacientes com sequela de AVE. Realizou-se testes psicométricos para validação de constructo, através da análise exploratória e confirmatória e também validação convergente, com a Escala de Ansiedade Depressão e Estresse-21 (EADS-21) e discriminante com a escala de Bem-estar Subjetivo (EBS), por meio da correlação bivariada de Pearson. A confiabilidade foi avaliada através da consistência interna (alfa de Cronbach) da escala. A validade de critério interna foi realizada através da correlação da BCOS com uma variável abordando a mudança em geral da vida do cuidador, usando o mesmo formato de resposta bipolar de sete pontos da BCOS. A média dos itens BCOS foi calculada e comparada a grupos distintos de (sexo, idade, escolaridade, renda e tempo de cuidado. A pesquisa obedeceu aos princípios éticos regidos pela Resolução 466/12 e foi realizada com a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, depois de emitido o Certificado de Apresentação para Apreciação Ética nº 71855817.0.0000.5188 Resultados: Na análise fatorial exploratória decidiu-se pela estrutura unifatorial, na qual os 15 itens fatoraram com cargas acima de 0,40, cujo fator explica 42,54%. A comunalidade entre os itens variou entre 0,167 e 0,505, a confiabilidade composta (CC) foi de 0,92 e a variância média extraída (VME) de 0,66. A unidimensionalidade foi apoiada pela análise fatorial confirmatória com índices indicando um bom ajuste. Obteve-se uma evidência satisfatória da consistência interna ( = 0,89). A exclusão de cada item resultou no alfa de Cronbach de 0,89 à 0,90, o que não justificaria a exclusão de nenhum item. Quanto a validade de constructo convergente a BCOS correlacionou-se negativamente, com Afeto Positivo do Bem-estar subjetivo (r = -0,47) e com a Experiência Positiva do Bem-estar (r = -0,17) e positivamente, com Afeto Negativo do Bem-estar (r = 0,51) e Experiência Negativa do Bem-estar (r = 0,47); em relação ao EADS-21, também, houve uma correção positiva com o BCOS (r = 0,53). No que se refere ao resultado da sobrecarga, obtiveram-se médias baixas, indicando piores modificações na vida do cuidador, exceto no item referente à relação com o paciente. No teste de comparação entre grupos distintos, houve associação da BCOS com sexo e tempo de cuidado Conclusão: A BCOS adaptada tem evidências de confiabilidade e validade satisfatória para cuidadores informais de vítimas de AVE. A BCOS poderá ser uma valiosa ferramenta de avaliação para enfermeiros identificar aspectos deteriorantes da vida do cuidador, como resultado da prestação de cuidados, e identificar áreas prioritárias para intervenções, bem como para avaliar e documentar seu progresso ao longo do tempo.
Externo à Instituição - INACIA SATIRO XAVIER DE FRANCA
Presidente - 1631937 - KATIA NEYLA DE FREITAS MACEDO