PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: JIOVANA DE SOUZA SANTOS

DISCENTE: JIOVANA DE SOUZA SANTOS
DATA: 30/05/2018
LOCAL: Sala de aula do Programa
TÍTULO: Conhecendo a vulnerabilidade ao HIV/Aids de dois grupos de idosos
PALAVRAS-CHAVES: HIV; Aids; Vulnerabilidade; Idoso; Escolaridade.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Consideracoes iniciais: concomitante ao aumento da expectativa de vida, houve o crescimento nas taxas de infeccao pelo Virus da aids na populacao idosa. A elevada incidencia da infeccao na faixa etaria de 60 anos e mais revela a necessidade de se investigar os fatores que estao relacionados a esse aumento no intuito de se obter subsidios que auxiliem no controle da epidemia. Objetivo: evidenciar o conhecimento produzido na literatura cientifica acerca da vulnerabilidade ao HIV/Aids de pessoas idosas e analisar a relacao entre o grau de escolaridade e a vulnerabilidade ao HIV/Aids de pessoas idosas. Percurso Metodologico: realizou-se uma revisao integrativa da literatura dos ultimos dez anos no intuito de se conhecer as vulnerabilidades ao HIV/Aids de idosos. Posteriormente realizou-se um estudo exploratorio, comparativo com a participacao de 100 idosos cadastrados em Unidades de Saude da Familia no municipio de Joao Pessoa, Paraiba. Metade dos idosos possuem grau de escolaridade superior e metade baixo grau de escolaridade. Os dados foram coletados no periodo de julho a dezembro de 2017 atraves de um questionario que contempla dados sociodemograficos e questoes sobre vulnerabilidade ao HIV/Aids. Os dados foram processados pelo programa SPSS 19 e tratados mediante estatistica descritiva com o teste nao parametrico qui-quadrado, medida de fidedignidade Alpha de Cronbach e teste nao parametrico de Mann-Whitney. A pesquisa foi aprovada pelo Comite de Etica em Pesquisa do Centro de Ciencias da Saude/CCS/UFPB conforme CAAE 67103917.6.0000.5188CAA. Resultados: No estudo de revisao integrativa da literatura a vulnerabilidade ao HIV/Aids de idosos foram evidenciados por: comportamentos, praticas, conhecimento e Representacoes sociais, identificados por vida sexual ativa, baixa adesao do uso de preservativo relacionado a confianca no parceiro; os idosos nao se inserem no cenario do HIV/Aids, ve como doenca do outro; o conhecimento e incipiente sobre a vulnerabilidade, conhecem a prevencao, mas nao praticam. A maioria dos idosos 54 (54%) sao do sexo feminino na faixa etaria de 60 a 70 anos (80%); 55 (55%) sao casados. Dos entrevistados, 50 (50%) apresentam ensino superior completo e os demais 20 (20%) ensino fundamental, seguido de 18 (18%) analfabetos e 12 (12%) com ensino medio; 80 (80%) sao de religiao catolica. Quanto a participacao na renda familiar 51 (51%) contribuem de forma complementar. Os dados revelam que a vulnerabilidade ao HIV/Aids de idosos com baixo grau de escolaridade e duas vezes maior do que em idosos com ensino superior. A media foi de 7,14 e desvio padrao da media 3,66 contra 3,22 e desvio padrao de 1,49 respectivamente e valor de <0,001 Mann-Whitney. Houve diferenca nas respostas do instrumento de vulnerabilidade como um todo. Na maioria dos itens a vulnerabilidade e maior para o grupo que nao tem ensino superior. No entanto, em alguns itens a vulnerabilidade e bastante similar para ambos os grupos. Os itens que apresentaram maior vulnerabilidade para os dois grupos nos itens 1, 2, 3 e 14 quando nao comparado por grupo. Quanto aos itens de maior vulnerabilidade por grupo, os itens que mais chamaram a atencao foram os itens 3, 4, 5, 9, 12 e 13 para o grupo dos idosos que nao tem ensino superior. O teste Qui-quadrado foi aplicado para avaliar a diferenca de ocorrencia nas respostas nos itens. Em todos estes itens ha diferenca estatistica significativa de opiniao para estes niveis de escolaridade. Houve pouca alteracao na medida Alpha de Cronbach mostrando que os itens contribuiram de maneira equilibrada para a informacao da vulnerabilidade proposta pelo instrumento e que a medida Alpha para todos os itens do instrumento foi 0,805 com intervalo a 95% de confianca compreendido entre 0,744 a 0,856. Consideracoes Finais: O aumento de casos de HIV/Aids na populacao idosa e um problema de saude publica. Observa-se lacunas que ameacam o controle da epidemia da aids quando se evidencia a vulnerabilidade ao HIV/Aids da populacao idosa, principalmente os que possuem baixo grau de escolaridade, pois trata-se de um fator sociodemografico que dificulta o acesso a informacoes. Diante dos resultados expostos, torna-se importante que as politicas publicas voltadas para a prevencao do HIV insiram o publico idoso em suas acoes. Sugere-se ainda o uso de tecnologias ativas e inovadoras para atingir esse publico alvo, considerando a homogeneidade dessa populacao. E sobretudo, capacitacao para os profissionais atuantes principalmente na Atencao Basica no que concerne a abordagem ao idoso sobre as dimensoes que envolvam a sexualidade do idoso, desconstruindo imagens e estereotipos quanto a vida sexual da populacao idosa.
Interno - 335603 - ANTONIA OLIVEIRA SILVA
Presidente - 2166087 - MARIA ADELAIDE SILVA PAREDES MOREIRA