PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: VÂNIA PESSÔA DE CARVALHO DANTAS

DISCENTE: VÂNIA PESSÔA DE CARVALHO DANTAS
DATA: 28/05/2018
LOCAL: Sala de aula do Programa
TÍTULO: Cuidar em pós-operatório à luz da Teoria de Jean Watson: discurso de enfermeiros assistenciais
PALAVRAS-CHAVES: Cuidado de Enfermagem, Teoria de Enfermagem, Cuidar, Período Pós-operatório.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: O cuidar e a essencia da enfermagem e e definida por Jean Watson como sendo o ideal moral da profissao de enfermagem. E uma acao interpessoal que ocorre entre ser que cuida e ser que e cuidado e que encerra um enfoque estetico e etico. Na abordagem ao paciente cirurgico as intervencoes de assistencia visam proporcionar tranquilidade, alivio e conforto. Esta dissertacao foi constituida por dois artigos: o primeiro intitula-se Publicacoes de Teses e Dissertacoes Sobre a Teoria do Cuidado Humano: estudo bibliometrico, e objetivou analisar a producao cientifica acerca da Teoria do Cuidado Humano de Jean Watson em teses e dissertacoes, no ambito nacional. O corpus da pesquisa foi composto por 6 teses e 35 dissertacoes publicadas no periodo de 2000 a 2016, nas bases de dados CEPEn/ABEn, CAPES, BDTD, TESESENF e no Portal Dominio Publico. Os resultados evidenciaram por meio de indicadores bibliometricos que os anos de 2000 e 2016 foram os de maior producao sobre o tema em estudo, houve predominancia de dissertacoes e de pesquisadores da area da enfermagem. As publicacoes acerca da tematica investigada apresentam um quantitativo pouco expressivo, considerando-se o periodo pesquisado. Sugere-se a realizacao de novos estudos sobre a tematica, no sentido de auxiliar a aplicabilidade da teoria no ambiente de cuidados. O segundo, original, intitula-se A pratica do cuidar no discurso de enfermeiros de clinica cirurgica a luz da teoria de Jean Watson, e teve como objetivos compreender o discurso de enfermeiros assistenciais sobre o cuidar de pacientes em pos-operatorio; identificar as acoes de cuidado dos enfermeiros assistenciais aos pacientes em pos-operatorio; averiguar as estrategias de cuidado utilizadas por dos enfermeiros assistenciais aos pacientes em pos-operatorio. Trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, cuja amostra foi constituida por 15 enfermeiros. A pesquisa foi desenvolvida na Clinica Cirurgica, do Hospital Universitario Lauro Wanderley (HULW), no municipio de Joao Pessoa (PB). O projeto de pesquisa foi submetido ao Comite de Etica em Pesquisa do HULW, do qual recebeu certidao de aprovacao, com o registro CAAE, sob nº 69748517.2.0000.5183. A coleta de dados ocorreu no periodo de setembro a novembro de 2017, mediante a aplicacao de uma entrevista semiestruturada. Os dados qualitativos foram analisados mediante a tecnica de analise de conteudo. A analise do material empirico do estudo emergiram duas categorias, a saber: Compreendendo o cuidado a pacientes em pos-operatorio; Identificando acoes e estrategias do cuidar a pacientes em pos-operatorio. Concluiu que os cuidados praticados pelos participantes do estudo tem similaridade com os fundamentos da teoria de Jean Watson. Isto possibilitou uma aproximacao da realidade vivenciada por estes profissionais e que sao de suma importancia para o fortalecimento da profissao de enfermagem.
Externo ao Programa - 2380681 - ADRIANA MARQUES PEREIRA DE MELO ALVES
Interno - 2136548 - JAEL RÚBIA FIGUEIREDO DE SÁ FRANÇA