PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: ALYNE FERNANDES BEZERRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALYNE FERNANDES BEZERRA
DATA: 21/05/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de aula do Programa
TÍTULO: EFEITOS DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA PROBLEMATIZADORA SOBRE CONHECIMENTO E AS PRÁTICAS DE PREVENÇÃO E AVALIAÇÃO DO PÉ DIABÉTICO REALIZADAS POR ENFERMEIROS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem; Pé Diabético; Atenção Primária à Saúde; Educação Continuada em Enfermagem
PÁGINAS: 76
RESUMO: Introdução: O pé diabético é uma das complicações crônicas do Diabetes Mellitus (DM) com maior impacto socioeconômico e importante causa de ulceração e amputações de membros inferiores. As medidas preventivas, que incluem exame periódico dos pés e atividades educativas, podem ser realizadas pelo enfermeiro durante o acompanhamento das pessoas com DM na Atenção Primária em Saúde (APS). Objetivo: analisar os efeitos de uma intervenção educativa problematizadora, sobre o conhecimento e as práticas de avaliação e prevenção do pé diabético, realizadas por enfermeiros da APS. Método: estudo descritivo e exploratório com caráter qualitativo. Teve como cenário as Unidades de Saúde da Família do município de Campina Grande/PB, com a participação de 14 enfermeiras que concluíram uma intervenção educativa problematizadora denominada “Curso de capacitação teórico-prático sobre prevenção e avaliação do pé diabético”. Na coleta de dados foram empregadas entrevistas com roteiros semiestruturados. O material empírico extraído das entrevistas foram submetidos à Análise de Conteúdo do tipo Temática. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob nº 0577/15 e CAAE 50413915.0.0000.5188. Resultados: Os resultados deste estudo demonstraram que a intervenção educativa problematizadora proporcionou um novo olhar das enfermeiras sobre os cuidados com os pés das pessoas com DM. Foi possível identificar transformações nos conhecimentos teóricos, como também inclusão das práticas de avaliação dos pés e prevenção da síndrome na rotina de cuidados dispensados à pessoa com DM. Porém estes profissionais ainda enfrentam fatores/ situações que dificultam a implementação do conhecimento, dentre estas destacaram-se: a redução do número de consultas de enfermagem e a organização do processo de trabalho. Considerações finais: A intervenção educativa problematizadora demonstrou-se como alternativa satisfatória por gerar transformações no conhecimentos teórico-prático destes profissionais, demonstradas pelo discursos dos enfermeiros.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1030015 - LENILMA BENTO DE ARAUJO MENESES
Presidente - 337282 - MARIA JULIA GUIMARAES OLIVEIRA SOARES
Interno - 336720 - MARTA MIRIAM LOPES COSTA