PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: MARIA JOSÉ LEITE DE MEDEIROS

DISCENTE: MARIA JOSÉ LEITE DE MEDEIROS
DATA: 30/05/2018
LOCAL: Auditório do DENC-UFPB
TÍTULO: Estrutura familiar de pacientes sob cuidados paliativos em unidade de terapia intensiva: estudo à luz do Modelo Calgary
PALAVRAS-CHAVES: Cuidados paliativos. Família. Modelo de enfermagem. Unidade de Terapia Intensiva
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introducao: cuidados paliativos e uma abordagem essencial para o atendimento holistico a pacientes que enfrentam doencas que ameacam a continuidade da vida. Essa modalidade de cuidar tem a finalidade de melhorar a qualidade de vida do paciente e de sua familia. A presente dissertacao e constituida de dois artigos, um teorico e um original. O primeiro intitula-se: Producao de dissertacoes e teses no cenario brasileiro sobre cuidados paliativos: estudo bibliometrico. Objetivo: analisar a producao cientifica acerca de cuidados paliativos em dissertacoes e teses no Brasil. Metodo: estudo bibliometrico com abordagem quantitativa, cuja amostra foi constituida de 163 trabalhos. Essas 123 dissertacoes e 40 teses foram publicadas no periodo de 2006 a 2016. A coleta de dados ocorreu no periodo de abril de 2017 na Biblioteca Digital de Teses e Dissertacoes do Instituto Brasileiro de Informacao Cientifica e Tecnologica. Os dados obtidos foram analisados quantitativamente utilizando-se a estatistica descritiva. Resultados: verificou-se que 2013 foi o ano com a maior quantidade de publicacoes. A regiao que se sobressaiu foi a Sudeste e a Instituicao de Ensino Superior com maior enfase foi a Universidade de Sao Paulo. Predominaram as dissertacoes de Mestrado, e a maioria das publicacoes teve como cenario de estudo a unidade de internacao hospitalar. Conclusao: os dados desta pesquisa evidenciaram que a tematica cuidados paliativos, abordada nas dissertacoes e teses inseridas na pesquisa, encontra-se em ascensao e passou a ter mais representatividade a partir de 2011. O segundo estudo e intitulado: Estrutura familiar de pacientes sob cuidados paliativos em unidade de terapia intensiva: estudo a luz do modelo Calgary. Objetivo: analisar a estrutura familiar de pacientes sob cuidados paliativos em unidade de terapia intensiva, a luz do modelo Calgary de avaliacao familiar - MCAF. Metodo: estudo de campo com abordagem qualitativa, no qual participaram cinco familias de pacientes em cuidados paliativos internados na UTI adulto de um hospital publico, localizado na cidade de Joao Pessoa/PB, Brasil. A coleta de dados ocorreu no periodo de agosto a setembro de 2017. Foi utilizada a tecnica de entrevista semiestruturada, por meio de um roteiro previamente elaborado a partir do MCAF, contendo as questoes norteadoras do estudo. A pesquisa foi aprovada pelo Comite de Etica e pesquisa do Hospital Universitario Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraiba sob CAAE de n° 33261114100005183. O material empirico foi analisado a partir do Modelo Calgary de Avaliacao Familiar. Resultados: a avaliacao familiar permitiu compreender os principais aspectos da estrutura interna, externa e do contexto familiar. Foram identificados os vinculos do paciente e seus relacionamentos no nucleo familiar e no meio no qual estao inseridos, apresentando as redes de apoio e a reorganizacao da dinamica na realizacao das tarefas que os familiares passaram a desempenhar apos o adoecimento do seu familiar. Conclusao: O MCAF configura-se como uma ferramenta de avaliacao efetiva e relevante para analisar a estrutura familiar de pacientes sob cuidados paliativos em UTI. Desse modo, possibilita ao enfermeiro planejar suas acoes assistenciais, priorizando as necessidades em beneficio da unidade familiar.
Externo à Instituição - GILVÂNIA SMITH DA NÓBREGA MORAIS
Interno - 2136548 - JAEL RÚBIA FIGUEIREDO DE SÁ FRANÇA