PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: KARINNE DANTAS DE OLIVEIRA ADÁRIO

DISCENTE: KARINNE DANTAS DE OLIVEIRA ADÁRIO
DATA: 25/05/2018
LOCAL: Sala de aula do Programa
TÍTULO: Discursos dos gestores em relação à Transferência de Política do Tratamento Diretamente Observado da Tuberculose em municípios da grande João Pessoa.
PALAVRAS-CHAVES: Transferência de Política; Gestão em Saúde; Tuberculose.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introducao: O Tratamento Diretamente Observado (TDO) para a Tuberculose (TB) e uma estrategia realizada na Atencao Primaria a Saude que contribui na melhoria dos indicadores epidemiologicos desse agravo. A transferencia de politica ocorre quando uma dada estrategia se desloca de um tempo ou espaco para outro com o intuito de alcancar melhores resultados, levando em conta o compromisso de todos os envolvidos. Objetivo: analisar os efeitos de sentidos produzidos nos discursos de gestores sobre a transferencia de politica do TDO para a TB em municipios da grande regiao de Joao Pessoa-PB. Materiais e Metodo: Estudo do tipo descritivo, de natureza qualitativa e abordagem discursiva, realizado no periodo de agosto a novembro de 2017, por meio da tecnica de entrevista, em roteiro semidirigido para gestores de tres municipios da Grande Joao Pessoa: Bayeux, Cabedelo e Santa Rita, sendo, tres Secretarios de Saude e tres gestores responsaveis pelo Programa de Controle da Tuberculose nos respectivos municipios. O material empirico foi analisado por meio do dispositivo teoricometodologico da Analise de Discurso (AD) de filiacao francesa pecheutiana. O estudo foi aprovado pelo Comite de Etica em Pesquisa do Centro de Ciencias da Saude da Universidade Federal da Paraiba (protocolo nº 0193/2017/CEP/CCS/UFPB). Resultados: A maioria dos discursos dos gestores anunciaram propostas principiantes para as acoes de controle da TB, deixando para enfatizar o TDO em um segundo momento, considerando que dois municipios passaram por transicao de gestao. Alguns gestores enunciaram os recursos e as parcerias existentes como facilitadores do processo para efetivar as acoes de TB. Como dificultadores, foi ressaltado a resistencia dos doentes em deixarem a unidade de referencia estadual para serem acompanhados em seu municipio, alem de destacado o preconceito, o estigma e a rotatividade dos profissionais. Pela AD, foram identificados alguns sentidos contraditorios, o nao-dito e outros elementos, como: repeticoes, parafrases e metaforas. Tambem foram observados silenciamentos, principalmente a respeito do TDO. Alguns gestores evidenciaram a importancia do compromisso e da sensibilizacao de todos os envolvidos no controle da TB. Conclusao: Sugere-se a continuidade do estudo posteriormente para melhor oferecer subsidios na avaliacao referente a transferencia de politica do TDO, principalmente nos municipios que passaram por transicao na gestao. Alem de ressaltar algumas propostas para o fortalecimento das acoes no controle da TB, embasada na Rede de Atencao a Saude e na Educacao Permanente, o estudo convida o leitor a refletir sobre o “ser sujeito” e o olhar para o “Outro”, a partir do pensamento levinasiano.
Presidente - 026.259.607-52 - ANNE JAQUELYNE ROQUE BARRETO - UFCG
Interno - 1520107 - JORDANA DE ALMEIDA NOGUEIRA