PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: THAÍS COSTA DE OLIVEIRA

DISCENTE: THAÍS COSTA DE OLIVEIRA
DATA: 30/05/2018
LOCAL: Auditório do DENC-UFPB
TÍTULO: Estrutura familiar de crianças com câncer em cuidados paliativos: estudo à luz do Modelo Calgary.
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem; Cuidados paliativos; Criança; Neoplasia; Modelo de enfermagem
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introducao: Os cuidados paliativos no ambito da oncologia pediatrica visam melhorar a qualidade de vida da crianca com cancer, mediante a promocao de assistencia humanizada e integral durante o processo da doenca e na fase de terminalidade, bem como propiciam suporte para familia. Esta dissertacao e constituida por dois artigos, o primeiro, de revisao, intitula-se: Cuidados paliativos e a crianca com cancer: estudo bibliometrico. Objetivo: analisar a producao cientifica publicada em periodicos online sobre os cuidados paliativos e a crianca com cancer. Metodologia: trata-se de um estudo bibliometrico, realizado com uma amostra de 58 artigos, publicados entre 2006 e 2016 e selecionados nas bases de dados LILACS, MEDLINE e BDENF. Resultados: os anos de 2013 e 2016 apresentaram um quantitativo maior de publicacoes. Dos 38 periodicos selecionados para o estudo, o que mais publicou sobre a tematica foi a revista Pediatric Blood Cancer. Os Estados Unidos da America foi o pais que apresentou o maior numero de artigos publicados. Predominaram as publicacoes produzidas por pesquisadores da area de Enfermagem e autores com o titulo de doutor. Conclusao: o estudo demonstrou que ha um numero reduzido de publicacoes disseminadas em periodicos nacionais e internacionais acerca dos cuidados paliativos relacionados a crianca com cancer. O segundo e intitulado: Estrutura familiar de crianca com cancer em cuidados paliativos: estudo a luz do Modelo Calgary. Objetivo: analisar a estrutura da familia de criancas em cuidados paliativos a luz do Modelo Calgaryde Avaliacao da Familia. Metodologia: trata-se de umapesquisa de campo com natureza qualitativa e participaram do estudo cinco familias de criancas com cancer em cuidados paliativos, representadas por suas genitoras. A pesquisa foi realizada em uma casa de apoio para criancas e adolescentes com cancer, localizada na cidade de Joao Pessoa – PB, Brasil. Para viabilizar a coleta de dados foram utilizados a tecnica de entrevista e os instrumentos genograma e o ecomapa para delinear as estruturas internas, externas e de contexto familiar. Essa ocorreu no periodo de abril a junho de 2017. A pesquisa foi aprovada pelo Comite de Etica em da Universidade Federal da Paraiba sob CAAE de nº 48333415.3.0000.5183.O material empirico foi analisado a luz do Modelo Calgary de Avaliacao Familiar. Resultados: os resultados a partir dos tres aspectos da estrutura familiar: estrutura interna, estrutura externa eo contexto, permitiram identificar que,das composicoes das familias inseridas no estudo, tres sao do tipo nuclear extensas e duas monoparentais. No que diz respeito a rede de suporte social, a maioria referiu apoio de familiares, amigos e da igreja. As familias do estudo relataram ter uma boa relacao com os vizinhos. Todas as maes de criancas com cancer destacaram a importancia da religiao e espiritualidade para o enfrentamento diante do processo de adoecimento dos seus filhos. Conclusao: os instrumentos genograma e ecomapa apontaram ser de grande relevancia para compreender melhor a estrutura familiar de criancas com cancer sob cuidados paliativos, como tambem sao de suma relevancia para o planejamento da assistencia de enfermagem a crianca com cancer e sua familia.
Externo ao Programa - 2506179 - CINTIA BEZERRA ALMEIDA COSTA
Externo à Instituição - GILVÂNIA SMITH DA NÓBREGA MORAIS