PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ALYNE FERNANDES BEZERRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALYNE FERNANDES BEZERRA
DATA: 25/05/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de aula do Programa
TÍTULO: EFEITOS DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA PROBLEMATIZADORA SOBRE CONHECIMENTO E AS PRÁTICAS DE PREVENÇÃO E AVALIAÇÃO DO PÉ DIABÉTICO REALIZADAS POR ENFERMEIROS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem; Pé Diabético; Atenção Primária à Saúde; Educação Continuada em Enfermagem
PÁGINAS: 76
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introducao: O pe diabetico e uma das complicacoes cronicas do Diabetes Mellitus (DM) com maior impacto socioeconomico e importante causa de ulceracao e amputacoes de membros inferiores. As medidas preventivas, que incluem exame periodico dos pes e atividades educativas, podem ser realizadas pelo enfermeiro durante o acompanhamento das pessoas com DM na Atencao Primaria em Saude (APS). Objetivo: analisar os efeitos de uma intervencao educativa problematizadora, sobre o conhecimento e as praticas de avaliacao e prevencao do pe diabetico, realizadas por enfermeiros da APS. Metodo: estudo descritivo e exploratorio com carater qualitativo. Teve como cenario as Unidades de Saude da Familia do municipio de Campina Grande/PB, com a participacao de 14 enfermeiras que concluiram uma intervencao educativa problematizadora denominada “Curso de capacitacao teorico-pratico sobre prevencao e avaliacao do pe diabetico”. Na coleta de dados foram empregadas entrevistas com roteiros semiestruturados. O material empirico extraido das entrevistas foram submetidos a Analise de Conteudo do tipo Tematica. O estudo foi aprovado pelo Comite de Etica em Pesquisa sob nº 0577/15 e CAAE 50413915.0.0000.5188. Resultados: Os resultados deste estudo demonstraram que a intervencao educativa problematizadora proporcionou um novo olhar das enfermeiras sobre os cuidados com os pes das pessoas com DM. Foi possivel identificar transformacoes nos conhecimentos teoricos, como tambem inclusao das praticas de avaliacao dos pes e prevencao da sindrome na rotina de cuidados dispensados a pessoa com DM. Porem estes profissionais ainda enfrentam fatores/ situacoes que dificultam a implementacao do conhecimento, dentre estas destacaram-se: a reducao do numero de consultas de enfermagem e a organizacao do processo de trabalho. Consideracoes finais: A intervencao educativa problematizadora demonstrou-se como alternativa satisfatoria por gerar transformacoes no conhecimentos teorico-pratico destes profissionais, demonstradas pelo discursos dos enfermeiros.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1030015 - LENILMA BENTO DE ARAUJO MENESES
Presidente - 337282 - MARIA JULIA GUIMARAES OLIVEIRA SOARES
Interno - 336720 - MARTA MIRIAM LOPES COSTA