PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: SMALYANNA SGREN DA COSTA ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SMALYANNA SGREN DA COSTA ANDRADE
DATA: 21/06/2018
LOCAL: Sala de aula do Programa
TÍTULO: TECNOLOGIAS EM SAÚDE E PRESERVATIVOS: PROPOSIÇÃO DE ESTRATÉGIAS À LUZ DE MODELOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologia. Comunicação Persuasiva. Preservativos. Mulheres.
RESUMO: Introdução: A comunicação persuasiva é uma estratégia utilizada em diversos campos como forma de influenciar comportamentos. Na área da saúde, ela pode ser uma intervenção eficaz para prevenção de doenças como Infecções Sexualmente Transmissíveis e HIV. Objetivos: Desenvolver tecnologia em saúde voltada à modelação do comportamento de mulheres à prevenção das IST/HIV; analisar o conceito de comunicação persuasiva à luz do modelo de Meleis; construir e validar instrumento sobre a intenção de uso de preservativos entre mulheres à luz da Teoria da Ação Racional; avaliar os fatores preditivos à intenção de uso de preservativos entre mulheres; e elaborar comunicações persuasivas textuais, sob o formato de tecnologia audiovisual para influência na intenção de uso de preservativos. Considerações metodológicas: Estudo teórico, metodológico e descritivo-transversal, fundamentado na Teoria da Ação Racional e de abordagem quantiqualitativa, desenvolvido em quatro fases. Na Fase I, desenvolvida entre junho e setembro de 2015, ocorreu o estudo teórico de análise de conceito de comunicação persuasiva à luz do Método de Meleis realizado com 44 estudos online. Na Fase II, realizada entre abril de 2016 a agosto de 2017, com amostra de 277 sujeitos, aconteceu o estudo metodológico de construção do instrumento “Intenção de Uso de Preservativos – IUPres”, fundamentado na Teoria da Ação Racional, e respectiva validação de conteúdo e face, seguindo os polos teórico, experimental e analítico, relacionados aos procedimentos psicométricos. Os dados foram analisados por meio do Índice de Validade de Conteúdo e Alfa de Crombach. Na Fase III, entre agosto e novembro de 2017, aconteceu o estudo descritivo-transversal, com 142 mulheres residentes em aglomerado subnormal. Os dados foram analisados com o IBM Statistical Package for Social Sciences (SPSS), versão 21, por meio de correlação r de Pearson e regressão múltipla Stepwise, com associações significativas para valores de p<0,05. Na fase IV, ocorreu o estudo metodológico de elaboração das comunicações persuasivas textuais e audiovisuais entre dezembro de 2017 e janeiro de 2018. A tese foi aprovada por meio de duas apreciações, com CAAE n. 50361315.2.0000.5188 e CAAE n. 58597416.3.0000.5188. Resultados: (Fase I) - Criação do conceito de comunicação persuasiva à luz do Método de Meleis; (Fase II) - Na Delphi I, o critério “clareza” α= 0,95 (IC: 0,872-0,992) e p<0,01. O IVCG foi de 0,82. Já no critério “relevância”, α=0,74 (IC: 0,300-0,956) e p=0,003, com IVCG=0,90. Na Delphi II, não foi possível gerar o Alfa de Crombach, devido à homogeneidade de concordância, mas o IVCG foi 0,99 para clareza e relevância. O estudo piloto gerou Alfa de Crombach 0,61 (IC: 0,48 – 0,72); (Fase III) - Houve correlação entre crenças normativas e a intenção de uso do preservativo (p<0,01), crenças comportamentais e a atitude (p<0,01), crenças normativas com atitude (p<0,05) e norma subjetiva (p<0,01), α=0,674 (IC = 0,592-0,746); (Fase IV) - Elaboração de comunicações persuasivas textuais e audiovisuais positiva, negativa, controle-placebo e somente-controle. Conclusão: A Enfermagem reafirma seu relevante papel na pesquisa e no cuidado, atuando na promoção da saúde e fortalecimento de estratégias tecnológicas que reduzam os ciclos de contaminação por IST/HIV.
Presidente - 1222702 - SIMONE HELENA DOS SANTOS DE OLIVEIRA
Interno - 337282 - MARIA JULIA GUIMARAES OLIVEIRA SOARES