PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LEIDYANNY BARBOSA DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEIDYANNY BARBOSA DE MEDEIROS
DATA: 15/06/2018
LOCAL: Sala de aula do Programa
TÍTULO: Estratificação de risco clínico de pessoas vivendo com HIV/Aids na perspectiva da qualificação do cuidado
PALAVRAS-CHAVES: HIV; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Medição de risco.
RESUMO: Nas últimas décadas, as mudanças ocorridas no perfil da epidemia da infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e adoecimento pela Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) redefiniram o status da doença. De condição aguda foi classificada como uma doença crônica e impulsionou o redirecionamento das práticas em saúde para qualificar o cuidado às pessoas que vivem com essa patologia. Considerando esses aspectos, é necessário ordenar e adequar a oferta das ações de serviços a partir da necessidade demandada por cada indivíduo. Portanto, tem-se por objetivo construir e validar um instrumento para estratificação de risco clínico para pessoas vivendo com HIV e aids. Trata-se de um estudo metodológico, que será contemplado em duas fases: construção e validação do instrumento. A primeira fase contempla o estabelecimento da estrutura conceitual e definição dos objetivos do instrumento e da população envolvida; construção dos itens e das escalas de resposta; seleção e organização dos itens e estruturação do instrumento. A segunda fase compreende a validação do conteúdo, instrumento, avaliação das propriedades psicométricas e, por último, o pré-teste ou análise semântica. O estudo será submetido para aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba. Espera-se, que o instrumento possa contribuir para melhoria da assistência e manejo clínico das pessoas vivendo com HIV e aids e qualificar o cuidado segundo as singularidades de cada indivíduo.
Externo ao Programa - 6331987 - JOAO AGNALDO DO NASCIMENTO
Presidente - 1520107 - JORDANA DE ALMEIDA NOGUEIRA