PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: KHIVIA KISS DA SILVA BARBOSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KHIVIA KISS DA SILVA BARBOSA
DATA: 11/07/2018
LOCAL: Sala de aula do Programa
TÍTULO: SIGNIFICADOS E EXPERIÊNCIAS DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA ACOMETIDAS POR TUBERCULOSE
PALAVRAS-CHAVES: Pessoas em Situação de Rua. Tuberculose. Narração.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introducao: A presenca de pessoas vivendo em situacao de rua gera na sociedade olhares indiferentes que marginalizam e associam este publico a violencia. Adoecer de Tuberculose (TB) morando na rua potencializa de sobremaneira esta segregacao, visto que, a TB e uma doenca fortemente marcada pela exclusao social e estigma. Habitar a rua, estando acometido por esta doenca exige uma (re)organizacao nos modos de viver e (re)significar a vida diante as repercussoes que o adoecimento produz na existencia da pessoa adoecida e de seu entorno social. Objetivo: Analisar os significados e as experiencias de pessoas em situacao de rua, relacionados ao viver na rua e adoecer por Tuberculose. Percurso metodologico: Estudo qualitativo, desenvolvido municipio de Joao Pessoa junto a 5 pessoas vivendo em situacao de rua, acometidas por TB. Para a coleta de dados fez-se uso de um diario de campo e um roteiro de entrevista em profundidade, no periodo de fevereiro de 2015 a marco de 2016. Para analisar o material empirico utilizou-se a Analise Narrativa. O projeto foi aprovado pelo Comite de Etica em Pesquisa do Centro de Ciencias da Saude da Universidade Federal da Paraiba da Paraiba, conforme o parecer no 0478/13 com CAAE no 20446513.0.000.5188.
Interno - 1626922 - ANA CRISTINA DE OLIVEIRA E SILVA
Interno - 026.259.607-52 - ANNE JAQUELYNE ROQUE BARRETO - UFCG