PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: RENATA MAIA DE MEDEIROS FALCÃO

DISCENTE: RENATA MAIA DE MEDEIROS FALCÃO
DATA: 20/06/2018
LOCAL: Sala de aula do Programa
TÍTULO: Risco de quedas em pessoas idosas hospitalizadas.
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem; Segurança do Paciente; Idoso; Acidentes por Quedas; Escalas; Hospitalização;
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introducao: O envelhecimento e um processo dinamico e progressivo, que compreende alteracoes morfologicas, funcionais, sociais e psicologicas. A vista disso, surge um maior numero de incidentes frequentes na terceira idade, a exemplo das quedas, gerando muitas vezes dependencia parcial ou total desse idoso, que passa a necessitar de cuidados especificos. Objetivo: avaliar o risco de quedas de pessoas idosas hospitalizadas. Metodo: estudo descritivo, de corte transversal e abordagem quantitativa, realizado no periodo de abril a outubro de 2017 com 284 idosos hospitalizados nas unidades de internacao Clinica (Ala A e B), Cirurgica e de Doencas Infecto-parasitarias de um Hospital Publico de Ensino, localizado no municipio de Joao Pessoa-PB. Aplicou-se a tecnica Multivariada Analise de Correspondencia para avaliar a associacao entre fatores e a classificacao do risco de quedas e o teste Qui-Quadrado para determinar a categorizacao do risco pela Morse Fall Scale. Estudo aprovado pelo Comite de Etica e Pesquisa sob o parecer 2.193.755 e CAAE: n. 62128816.0.0000.5183. Resultados: Prevaleceram os idosos do sexo masculino, na faixa etaria de 60 a 69 anos, analfabetos, pardos, casado/uniao estavel, catolicos e com renda mensal de um salario minimo proveniente da aposentadoria. Identificou-se que 45% dos idosos apresentaram alto risco de quedas de acordo com os scores da Escala de Morse. Os criterios da escala “diagnostico secundario” e “uso de terapia intravenosa” obtiveram um maior percentual de idosos com risco elevado associado a quedas. Houve associacao significativa entre o alto risco de quedas e a incontinencia urinaria, a visao prejudicada e o uso de medicamentos diureticos. Conclusao: Evidenciou-se a importancia de avaliar o risco de quedas no ambiente hospitalar por meio da Escala de Morse, onde os resultados encontrados irao auxiliar a equipe de saude no planejamento de acoes que reduzam o incidente, propiciando um ambiente mais seguro, com auxilio de ferramentas especificas que avalie o risco do idoso hospitalizado sofrer ou nao esse episodio.
Presidente - 1368768 - JACIRA DOS SANTOS OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2113654 - JOSILENE DE MELO BURITI VASCONCELOS