PROGRAMA INTEGRADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (PIPGF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ERICK VINICIUS SANTOS GOMES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERICK VINICIUS SANTOS GOMES
DATA: 28/09/2018
HORA: 09:00
LOCAL: UFPB - CCHLA 506
TÍTULO: ARETÉ E PAIDEIA: A FORMAÇÃO DO HOMEM POLÍTICO NO DIÁLOGO PRIMEIRO ALCIBÍADES DE PLATÃO
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Platão. Filosofia Antiga. Primeiro Alcibíades. Paideia.
PÁGINAS: 442
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: Metafísica
RESUMO: A pesquisa em andamento tem como foco estrutural o estudo da formacao do homem politico a partir da perspectiva platonica da arete (excelencia moral) e da paideia (educacao) grega. o dialogoPrimeiro Alcibiades foi escolhido como objeto da pesquisa por acreditarmos que falar de arete politica no Primeiro Alcibiades de Platao consiste exatamente em refletir sobre os fundamentos filosoficos da educacao politica ateniense e das diversas formas de saberes que constituem em certa medida a exitencia da polis, das suas estruturas sociais bem como a formacao do homem politico. Pensar uma filosofia da educacao a partir da ontologia platonica, e de certa forma buscar os principios de um projeto de paideia que tenha como suporte a disposicao dos elementos dapsyche (alma) e da episteme (ciencia) para ensinar a arte de governar e ser governado atraves do aperfeicoamento da alma e da busca do conhecimento de si mesmo, pois para Platao, se cada cidadao for educado para fazer o que lhe compete, ou seja, aquilo de que possui o conhecimento, colocando todas as suas excelencias em funcao do bem e da felicidade da polis reinara a concordia entre eles (homens politicos) e na cidade-estado, ou seja, reinara a propria justica, principio que para Platao deve nortear a acao dos homens que almejam o governo da cidade-estado. A partir desta perspectiva, a pesquisa caminha para nocao de que autoconhecimento (gnōthi seauton), a techne (arte) e episteme (ciencia) sao os componentes do projeto da paideia da alma que encontra-se no Alcibiades I – corresponde em certa medida a paideutica filosofica que Socrates almeja para a cidade-estado e para Alcibiades; e com vistas na finalidade de concretizacao desse projeto que Socrates indicara ao ephebo de vinte anos incompletos e a Atenas a recomendacao do Oraculo de Delphos - o gnōthi seauton (conhece-te a ti mesmo): diante da tentativa de demonstracao de amor (Eros) pela alma da cidade e de Alcibiades, Socrates de forma dialetica ( a dialetica surge representada pela utilizacao do elenchos como recurso pedagogico) empenha-se para tentar indicar o caminho da aletheia (verdade) a Alcibiades – neste aspecto, Socrates enquanto educador deseja indicar a Alcibiades o caminho dos fluxos (da mudanca) e daquilo que “e” - daquilo que e alma; ao tentar educar a alma da cidade-Estado e de Alcibiades para virtude, Socrates entende que nao se pode ensinar aquilo que estar em fluxo permanente, sendo o sabio e educador aquele que reconhece as verdadeiras e falsas imagens, o verdadeiro mestre, juntamente com o pupilo, na medida do possivel, sempre estara com o olhar voltado para o belo e imutavel, levando o educando atraves da alma a perceber a relacao que ha entre as coisas que “sao” e as coisas imutaveis – Alcibiades tera acesso as formas imutaveis, se o mesmo aprender a usar o terceiro olho, o olho da alma (psyche), pois e no olhar da alma que reside toda plenitude da paideia socratica.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1673909 - GILFRANCO LUCENA DOS SANTOS
Externo à Instituição - HUGO FILGUEIRAS DE ARAUJO
Presidente - 1024473 - IRAQUITAN DE OLIVEIRA CAMINHA
Interno - 1521208 - NARBAL DE MARSILLAC FONTES
Externo à Instituição - SOLANGE MARIA NORJOSA GONZAGA