PROGRAMA INTEGRADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (PIPGF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: JOSE ROBERTO GOMES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE ROBERTO GOMES
DATA: 25/11/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Reuniões CCHLA
TÍTULO: Ontologia da vida em Merleau-Ponty
PALAVRAS-CHAVES: Ontologia. Carne. Vida. Merleau-Ponty.
PÁGINAS: 162
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: Metafísica
RESUMO: O objetivo desta tese é propor uma ontologia da vida como estrutura quiasmática da carne na perspectiva de Merleau-Ponty. Sabemos que Merleau-Ponty em Le visible etl’invisble apresenta o projeto de uma nova ontologia que procura compreender o que é a relação. A relação no âmbito ontológico, pensado por Merleau-Ponty, deixa de ser um laço ambíguo que une sujeito e mundo, através do corpo, para ser ontológico. Sua proposta é de uma ontologia da carne. A carne é elemento, como os primeiros filósofos chamaram ao termo geral que se coloca como meio caminho entre o individuo espaço temporal e a ideia, em que, por ela, é possível compreender o sentido de uma adesão originária ao tecido do mundo de onde brota toda forma de ser. Pois, a carne é ser. E como compreender o tema da relação proposto por Merleau-Ponty em que mundo se faz presente ao corpo e corpo ao mundo pela vida? Na ontologia da carne, mais do que descrever, é colocar o problema do ser que está em relação. Essa concepção ontológica de Merleau-Ponty se estende às relações em geral: percepção-movimento, experiência-linguagem, corpo-alma, espaço-tempo, significação-expressão, história-acontecimento etc. porque todas estão revestidas do mesmo estofo comum: a carne. Todas as vezes que falamos carne em Merleau-Ponty sempre é a perspectiva de relacionamento, do entre deux. Por isso que propomos uma ontologia da vida em que compreendamos como a carne se espraia em todas as suas dimensões relacionais. Queremos mostrar que o projeto filosófico de Merleau-Ponty sobre a carne nos conduz a compreensão ontológica da vida. Queremos compreender o vínculo umbilical da vida que nos põe em relação com o mundo e este conosco. Todavia, não estamos falando da mera descrição das vivências subjetivas, mas da descrição de que a vida é entrelaçadapela carne. A carne revela a gênese radical entre o sujeito perceptivo e o mundo sensível enquanto horizonte do ser. A vida em sua estrutura bruta é experimentada na carne, e se quisermos compreender as diversas dimensões da vida precisamos considerar a relação carnal que está na origem dos entrelaçamentos com o mundo sensível que levam a uma compreensão de uma ontologia da vida.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3142936 - BETTO LEITE DA SILVA
Externo ao Programa - 1673909 - GILFRANCO LUCENA DOS SANTOS
Presidente - 1024473 - IRAQUITAN DE OLIVEIRA CAMINHA
Externo à Instituição - LUCIANO DA SILVA
Externo à Instituição - TEREZINHA PETRUCIA DA NÓBREGA