PROGRAMA INTEGRADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (PIPGF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELA C.DE M. BENICIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELA C.DE M. BENICIO
DATA: 27/02/2020
LOCAL: Núcleo de Direitos Humanos - CampusI
TÍTULO: SOBRE OS RUMOS DA VIDA CIVIL EM GIAMBATTISTA VICO: A BARBÁRIE DA REFLEXÃO
PALAVRAS-CHAVES: Filosofia; Filologia; Vida civil; Barbárie
RESUMO: A presente tese tem como tema central a preocupação com os rumos da vida civil, partindo do alerta sobre uma barbárie da reflexão, feito pelo filósofo italiano Giambattista Vico (1668-1744). Nossa hipótese é a de que o alerta viquiano, feito no fim do século XVII, não só se concretizou no período que o sucedeu, diagnosticado pelo cientificismo e a hipertrofia da objetividade cientifica em detrimento de outras dimensões da vida que constituem a civilidade, como ainda experienciamos resquícios dessa barbárie. Para confirmar tal hipótese, seguiremos um percurso que se inicia com a formação intelectual viquiana, seu apelo pela tradicão retórica, passando pela sua proposta pedagógica, sua teologia civil como relevante papel da providência divina e a importância do senso comum, até formularmos a gênese do mundo civil das nações, compreendendo a tripartição histórica e, por fim, com esse embasamento conceitual, chegarmos à discussão sobre a barbárie da reflexão. Para isso, as obras viquianas servirão pontualmente em cada parte desse percurso, assim, o pilar metodológico se trata de um estudo hermenêutico do pensamento viquiano e de seus estudiosos a respeito de cada etapa desse percurso. Destacamos, no decorrer dessa pesquisa, a defesa viquiana por uma estreita relação entre Filologia e Filosofia, ou seja, entre o particular e o universal e, acima de tudo, explicitamos a preocupação viquiana na busca pelos princípios e desenvolvimento do mundo civil das nações. Nessa pesquisa, a filosofia viquiana nos auxilia na tentativa de compreendermos os ciclos históricos que formam uma sociedade, seus valores, seus costumes, suas decadências e possíveis regenerações. Sendo assim, tal estudo nos possibilita perceber o quanto é importante a relevância de uma orientação que vise à formação de um ser social.O que vale ressaltar na investigação, portanto, é o modo como Vico expõe tais conceitos em seu pensamento, e de que maneira o seu projeto representa tanto algo inovador no seu tempo, quanto algo que nos incentiva a considerar os riscos que afetam a civilidade.
Presidente - 337153 - GIUSEPPE TOSI
Externo à Instituição - JONATHAN MOLINARI