PROGRAMA INTEGRADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (PIPGF)

Banca de DEFESA: ADRIANO MARQUES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANO MARQUES DA SILVA
DATA: 07/08/2014
LOCAL: UFPB - CCHLA
TÍTULO: Semântica I - Questões fundacionais
PALAVRAS-CHAVES: interface sintaxe-semântica, gerativismo, forma lógica, composicionalidade.
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: Metafísica
RESUMO: O problema a ser abordado nesta tese pode ser formulado nos seguintes termos: qual a relação entre a noção de competência linguística internalizada, tal como concebida pelo programa gerativista, e uma teoria semântica? Dito de outro modo, qual o formato e escopo de uma teoria semântica coerente com as assunções teóricas de base e com o modelo sintático assumido pelo programa gerativista? A abordagem denotacional defende a incorporação do formalismo sintático em uma teoria semântica extensional, na qual as derivações sintáticas são inputs para a interpretação semântica vero-condicional. Existiria um mapeamento entre as regras de formação dos constituintes sintáticos e as regras de composição de constituintes semânticos. Na abordagem intensional as derivações sintáticas restringem, mas não determinam, condições de verdade. Existiriam princípios gerativos responsáveis pela delimitação de procedimentos algorítmicos básicos, relevantes à formatação de certos fenômenos semânticos. Argumento que a primeira abordagem conduz-nos a um dilema: caso a estrutura semântica seja isomórfica a estrutura sintagmática, multiplicamos os termos da explicação, sem ganho explicativo. Caso não haja isomorfismo, ganhamos problemas ainda mais sérios, pois não conseguiríamos explicar o sucesso explicativo de certos princípios sintáticos (como a assimetria entre argumento externo e argumento interno, por exemplo). Assim, essa proposta não fornece o tipo adequado de idealização, não é capaz de ampliar a heurística positiva do programa gerativista. Sustento que a segunda proposta, por contraste, amplia a heurística positiva do programa, pois é capaz de explicar (e não simplesmente redescrever) importantes generalizações empíricas descobertas pelo programa gerativista ao longo dos anos. Argumento ainda que a formulação de uma semântica I requer, necessariamente, a revisão de pressupostos tradicional e tacitamente aceitos a respeito da natureza do estudo formal da semântica das línguas naturais. A semântica I trata da etiologia dos princípios computacionais subjacentes aos fenômenos de interface, e não da implementação dessas operações, do modo como sentenças podem ser usadas para fazer asserções verdadeiras ou falsas.
Externo ao Programa - 334109 - ANA LEDA DE ARAUJO
Externo à Instituição - CELSO RENI BRAIDA