PROGRAMA INTEGRADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (PIPGF)

Banca de DEFESA: FERNANDA PEREIRA AUGUSTO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDA PEREIRA AUGUSTO DA SILVA
DATA: 30/03/2016
LOCAL: UFPB - CCHLA
TÍTULO: O PROBLEMA DO PENSAMENTO NO DE ANIMA DE ARISTÓTELES
PALAVRAS-CHAVES: Aristóteles; De Anima; Aristóteles
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: Metafísica
RESUMO: A faculdade intelectiva/pensamento e tratada por Aristoteles no Livro Γ do seu Tratado De Anima. Para uma melhor compreensao da nocao e para a possibilidade da evidencia de problemas relativos a abordagem aristotelica do tema, a investigacao e voltada inicialmente para a formulacao de conceitos imprescindiveis para a proposta cognitiva de Aristoteles, como o estudo acerca dos tres modos de entender substancia (forma, materia e composto), a definicao de alma e de corpo natural organico. Tais nocoes sao, juntamente com as nocoes de ato e potencia, constitutivas da relacao entre corpo e alma, integrando o que se chama de hilemorfismo. Da-se inicio, entao, ao tratamento das faculdades da alma com o exame da faculdade nutritiva e com a sua relacao com o que e identificado como vida, pois essa faculdade e a que diferencia o animado do que e inanimado. A seguir, inicia o tratamento da faculdade sensoperceptiva que e uma faculdade discriminativa, concebida como primeiro grau de cognicao e que primeiro caracteriza o animal. A sensopercepcao em ato consiste em receber a forma sensivel do objeto externo sem a materia e, ao final desse processo, o percipiente torna-se em ato igual a forma do percebido. Ha, ainda acerca de tal faculdade, um estudo acerca do Capitulo V do De Anima, que apresenta argumentacoes relevantes para a compreensao do funcionamento da faculdade intelectiva/pensamento. Sera tratado o aspecto da faculdade sensoperceptiva relativo ao sentido proprio e ao sentido comum, bem como aquele que diz respeito a consciencia sensoperceptiva. Tambem sera apresentado um exame acerca da imaginacao, que e um movimento decorrente do ato da percepcao sensivel e e fundamental para a possibilidade do pensamento. Finalmente, havera o estudo sobre a faculdade sensoperceptiva. A abordagem dessa faculdade sera feita tomando a faculdade sensoperceptiva como paradigma, mediante a adocao do metodo contrastivo, para o entendimento do funcionamento e atribuicao de qualidades a tal faculdade, que tem por objeto o universal e apresenta dois aspectos: pensamento passivo e pensamento ativo, que sao, enfim, analisados.
Externo ao Programa - 1855593 - FRANCISCO DE ASSIS VALE CAVALCANTE FILHO
Externo ao Programa - 1024473 - IRAQUITAN DE OLIVEIRA CAMINHA