PROGRAMA INTEGRADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (PIPGF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: OTACILIO GOMES DA SILVA NETO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: OTACILIO GOMES DA SILVA NETO
DATA: 23/02/2017
HORA: 09:00
LOCAL: CCHLA
TÍTULO: A crítica de Rousseau ao cristianismo fundamentada na ruptura entre o ser e o parecer
PALAVRAS-CHAVES: Ser – Parecer – Cristianismo – História – Política – Moral
PÁGINAS: 243
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
RESUMO: Esse trabalho de tese objetiva investigar o cristianismo a partir da ruptura entre o ser e o parecer como sendo uma das fundamentacoes da obra de Rousseau. O trabalho esta organizado em tres partes principais. Na primeira investigaremos filosoficamente o divorcio envolvendo o ser e o parecer como um dos pontos de convergencia e de tensao da obra de Rousseau e a influencia de Platao nessa tematica. Em seguida, faremos duas abordagens historico-criticas da epoca do genebrino nas quais o “Antigo Regime” e, com certa abrangencia o cristianismo, estarao em evidencia como formas do parecer dissimulado se apresentar. Na segunda parte, o nosso foco sera o de investigar a ruptura entre o ser e o parecer na obra de Rousseau, a partir de tres dimensoes: historica, politica e moral. Na terceira parte, investigaremos as relacoes entre Rousseau e o cristianismo analisando as tensoes entre a razao e a fe. Tres tematicas conceituais serao investigadas nessa ultima parte. A primeira e destinada a fe e a revelacao religiosa, na qual o genebrino tende a salvaguardar e, portanto valorizar ambas as dimensoes como portadoras de verdades contra as aparencias. A segunda critica se volta contra o fanatismo e a intolerancia, verdadeiros gargalos das relacoes envolvendo politica e religiao no seculo XVIII. Na questao do fanatismo, Rousseau segue as teses enciclopedistas em denunciar todo e qualquer fanatismo quando imiscuido a religiao revelada, ao passo que tambem denuncia o fanatismo filosofico das luzes, pois quando mal utilizada, a racionalidade pode ser usada para justificar o parecer. Quanto a intolerancia, Rousseau nao sendo partidario da tolerancia como valor absoluto, defende uma intolerancia para certos casos em que a unidade do corpo politico esteja ameacada, como e o caso daqueles que propagam a intolerancia teologica ou civil. Concluiremos retomando a questao da relacao de Rousseau com o cristianismo e procurando responder a pergunta se ele se propos a fazer uma reforma ou uma superacao do cristianismo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 337153 - GIUSEPPE TOSI
Interno - 337218 - MARCONI JOSE PIMENTEL PEQUENO
Externo ao Programa - 338011 - CARLOS ANDRE MACEDO CAVALCANTI
Externo à Instituição - ANTONIO BASILIO NOVAES THOMAZ DE MENEZES
Externo à Instituição - LUIZ FELIPE NETTO DE ANDRADE E SILVA SAHD
Externo à Instituição - MARIA DAS GRAÇAS DE SOUZA