PROGRAMA INTEGRADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (PIPGF)

Banca de DEFESA: OTACILIO GOMES DA SILVA NETO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: OTACILIO GOMES DA SILVA NETO
DATA: 23/02/2017
LOCAL: CCHLA
TÍTULO: Cristianismo e política na concepção de Rousseau: o conflito entre o ser e o parecer no Antigo Regime
PALAVRAS-CHAVES: Ser – Parecer – Cristianismo – História – Política – Moral
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
RESUMO: RESUMO SILVA NETO, Otacilio Gomes da. Cristianismo e politica na concepcao de Rousseau: o conflito entre o ser e o parecer no Antigo Regime. Tese de doutorado apresentada ao Programa Integrado de Doutorado em Filosofia da Universidade Federal da Paraiba, Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na area de concentracao Filosofia, na linha de pesquisa Etica e Filosofia Politica, como requisito para a obtencao do titulo de Doutor em Filosofia. Joao Pessoa, 2017. Este trabalho de tese tem por objetivo investigar os vinculos entre cristianismo e politica em Rousseau, vinculos estes que indicam movimentos de ruptura e de continuidade entre ambos. Defendemos a tese de que, em meio a esse dinamismo, ha um processo de reestruturacao do cristianismo sugerido por Rousseau, no qual o dominio politico se sobrepoe ao teologico. Para atingirmos esse objetivo, faremos, num primeiro momento, uma reflexao historica e critica do Antigo Regime e do cristianismo a partir dos clerigos Erasmo e Jean Meslier, com a meta de comprovar como a cultura crista foi absorvida pelos costumes da sociedade aristocratica. Num segundo momento, apresentaremos os conceitos de ser e parecer como possibilidade de interpretacao da obra de Rousseau em seu vies etico e politico. Justificaremos a nossa investigacao fazendo um percurso envolvendo as dimensoes historica, social e moral em Rousseau, guiado pelo conflito entre o ser e o parecer em conexao com o cristianismo. No plano historico, a nossa meta sera a de demonstrar como Rousseau compreende a historia a partir do aperfeicoamento da civilizacao paradoxalmente seguido pela corrupcao dos costumes. O cristianismo e parte dessa compreensao de Rousseau, na medida em que os cristaos abandonaram a vida pobre, simples e humilde dos seus primeiros tempos quando comecaram a cultivar as ciencias, letras, artes e a filosofia. A decadencia do cristianismo moderno e consequencia, em parte, dessa mudanca de atitude dos cristaos na historia. No plano social, demonstraremos como a saida do estado de natureza para o estado civil culminou com a “queda” do homem para o estado civil por meio da instituicao da propriedade e da desigualdade moral e politica nascente, ate a instauracao de uma nova ordem civil proposta por Rousseau no “Contrato Social”. A religiao como parte de discussao dessa obra deve fortalecer os lacos sociais entre os suditos, impedindo que a vontade de particulares sobrepuje a vontade geral por meio da “profissao de fe civil”, a qual todos os membros do Estado devem obedecer. Ao cristao, nesse contexto, cabe obedecer aos dogmas impostos pelo Estado via vontade geral, limitando sua crenca a propria consciencia. No plano moral, o nosso foco sera o de demonstrar como os vicios invadem e se proliferam na natureza humana e se ramificam na sociedade, formando homens para viverem na hipocrisia como parte integrante da sociedade de mascaras. Desse modo, o cristianismo moderno, catolico ou protestante, alem de dar suporte aos poderes politicos locais, era absorvido pela estrutura e costumes aparentes dos mesmos. Ao dar suporte a tais poderes, a maior parte das igrejas cristas encorajava a intolerancia e o fanatismo contra aqueles que nao professassem suas crencas. No caso do catolicismo oficial do Antigo Regime, alem dos abusos em materia de fanatismo e intolerancia, a hierarquia era praticamente uma ala da nobreza e, por isso, ficou sujeita a viver numa sociedade de mascaras e aparencias. Destarte, a reestruturacao do cristianismo em Rousseau insere-se numa critica historica porque ele denuncia os abusos da religiao vigente em contraste com o autentico cristianismo primitivo. Inclui-se tambem numa critica social, pois o cristao pode viver no Estado constituido pelo “Contrato Social” desde que siga sua crenca em sua consciencia e obedeca a “profissao de fe civil”. Apresenta um forte apelo moral porque a denuncia recai sobre o cristianismo, imerso na hipocrisia e nas mascaras da sociedade do Antigo Regime. PALAVRAS-CHAVE: Ser. Parecer. Cristianismo. Politica. Historia. Moral.
Presidente - 337153 - GIUSEPPE TOSI
Interno - 337218 - MARCONI JOSE PIMENTEL PEQUENO