PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de DEFESA: SARA ALMEIDA DE FIGUEIREDO

DISCENTE: SARA ALMEIDA DE FIGUEIREDO
DATA: 24/08/2018
LOCAL: Auditório do CEAR
TÍTULO: ANÁLISE DO POTENCIAL FITORREMEDIADOR E ENERGÉTICO DA BIOMASSA DAS ESPÉCIES EICHHORNIA CRASSIPES (AGUAPÉ) E PISTIA STRATIOTES (ALFACE D’ÁGUA)¨
PALAVRAS-CHAVES: biomassa, fitorremediação, briquetes, geração de energia.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Fontes Alternativas de Energia
RESUMO: O aumento da demanda por recursos naturais, destacando-se os energeticos e hidricos, tem aumentado significativamente as pressoes antropicas sobre o meio ambiente. Sistemas modernos de tratamento de agua ja existem ou vem sendo desenvolvidos no intuito de amenizar a degradacao do meio aquatico e facilitar o acesso as reservas hidricas. Existem, no entanto, tecnicas simples e naturais - tendo como exemplo a fitorremediacao - que usam recursos do proprio meio, e que tem se mostrado como importantes complementos ou, ate mesmo, alternativas, aos sistemas tradicionais de tratamento de agua. Esse metodo e considerado bastante eficaz e menos dispendioso, em comparacao a estes ultimos. Diante do exposto, esse trabalho de pesquisa se propos a testar a efetividade das especies de macrofitas aquaticas Eichhornia crassipes e Pistia stratiotes no processo de fitorremediacao, atraves de analises fisico-quimicas da sua agua de cultivo, sendo esta proveniente do rio Jaguaribe, Joao Pessoa – PB. Ademais, foi avaliado, tambem, o uso posterior dessas especies como fonte de geracao de energia atraves da sua queima na forma de briquetes, com analises da sua composicao imediata e do seu poder calorifico. Os resultados obtidos apontam uma elevada capacidade remediadora das especies estudadas, especialmente em termos de remocao de coliformes totais e termotolerantes. Quanto a suas caracteristicas energeticas, os valores obtidos para o poder calorifico encontram-se levemente abaixo do estabelecido pela norma europeia, estando, no entanto, muito proximos aos valores observados para a lenha, para a qual os briquetes de biomassa aquatica sao vistos como potenciais substitutos. O aguape se destacou com um poder calorifico e capacidade fitorremediadora ligeiramente superiores aos da alface d’agua, enquanto esta ultima apresentou maior taxa de producao de biomassa. Espera-se, com estes resultados, dar uma destinacao adequada a biomassa excedente do processo de fitorremediacao do rio Jaguaribe, ao mesmo tempo em que se produz energia de forma limpa e renovavel.
Presidente - 2145700 - RIUZUANI MICHELLE BEZERRA PEDROSA LOPES
Interno - 1979055 - POLLYANA CAETANO RIBEIRO FERNANDES