PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de DEFESA: CAMILA SALES NÓBREGA DE SANTANA

DISCENTE: CAMILA SALES NÓBREGA DE SANTANA
DATA: 13/12/2018
LOCAL: Auditório do LES
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA ILUMINAÇÃO PARA AMBIENTES EDUCACIONAIS VISANDO EFICIÊNCIA ENERGÉTICA: ESTUDO DE CASO DA EDIFICAÇÃO DO CENTRO DE ENERGIAS ALTERNATIVAS E RENOVÁVEIS (CEAR/UFPB)
PALAVRAS-CHAVES: Eficiência Energética. Conforto Lumínico. Consumo Energético. Iluminação Natural.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Fontes Alternativas de Energia
RESUMO: Diante do cenario de desenvolvimento e sustentacao do modelo de vida adotado nos dias atuais, o ambiente construido tem demandado um grande aporte de energia e forte consumo de materiais. Tal situacao pode gerar, em situacoes extremas, desequilibrios ambientais e a deterioracao da qualidade de vida das populacoes, principalmente nos paises em desenvolvimento. Visando verificar a disponibilidade de iluminacao natural e os impactos no projeto de iluminacao artificial, que podem levar a um consumo energetico exacerbado, o presente estudo avaliou este desempenho com enfoque na autonomia da iluminacao natural em salas de aulas do bloco do Centro de Energias Alternativas e Renovaveis - CEAR, localizado na Universidade Federal da Paraiba, Joao Pessoa – Paraiba. O estudo consistiu na analise durante o ciclo entre o mes de junho de 2017 a marco de 2018, de cenarios integrados a: (i) caracterizacao bioclimatica e composicao formal da edificacao, (ii) afericao dos niveis de iluminacao natural nos equinocios e solsticios correlacionando-os com a quantidade de iluminancia recomendada pela NBR 15:215-4:2005 para ambientes de ensino, (iii) simulacao computacional nos programas Shetchup e Dialux dos equinocios e solsticios e (iv) avaliacao geral do consumo energetico com respeito a relacao custo/beneficio da quantidade de iluminacao artificial necessaria no interior das salas de aula. Os resultados indicam que a autonomia da luz natural foi alta durante grande parte do dia (ESPECIFICAR), no entanto foi insuficiente, em determinados periodos (ESPECIFICAR), para atender as atividades dentro das salas de aula. Desta maneira, o presente estudo se propos em apropriar-se de estrategias alternativas (bioclimaticas e artificiais) para viabilizacao tecnica e eficiencia energetica. Como resultados preliminares da intervencao proposta, o impacto ocasionado no consumo energetico foi suficiente para garantir a viabilidade operacional nas salas de aulas bem como uma reducao de cerca de 60% do total por mes da iluminacao artificial consumida no local proposta em projeto eletrico adotado na instituicao.
Externo ao Programa - 6338008 - ANTONIO FARIAS LEAL
Externo ao Programa - 2352656 - JULIANA MAGNA DA SILVA COSTA MORAIS