PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de QUALIFICAÇÃO: INGRID LELIS RICARTE CAVALCANTI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: INGRID LELIS RICARTE CAVALCANTI
DATA: 10/12/2018
LOCAL: Auditório do CEAR
TÍTULO: PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO ENERGÉTICA DE BRIQUETES A PARTIR DO RESÍDUO DA PODA DE ESPÉCIES ARBÓREAS DE JOÃO PESSOA
PALAVRAS-CHAVES: Resíduos orgânicos, poder calorífico, energias renováveis.
RESUMO: As emissões de gases de efeito estufa na atmosfera aumentam de acordo com o crescimento de certos setores econômicos. E nos diversos setores, a produção de resíduos sólidos – RS agravam os impactos das emissões ao meio ambiente. A Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS – instituída pela Lei de nº 12.305 de agosto de 2010 traz o aproveitamento energético dos resíduos sólidos como uma ferramenta de gestão. A incorporação energética do resíduo sólido funciona como uma ferramenta de manejo de resíduos ambientalmente adequada, conferindo ao “lixo” características renováveis, além de desafogar a carga de resíduo nos lixões, aterros controlados e aterros sanitários, aumentando a vida útil dos mesmos. A energia proveniente da biomassa pode ser inserida em processos térmicos e elétricos. Dentro do cenário dos resíduos sólidos de um município, a carga orgânica de biomassa proveniente da poda de urbanização é elevada, se não manejada de forma adequada pode representar um aumento de gases poluentes. Sendo assim, um dos tratamentos que esse tipo de biomassa residual pode receber é o de compactação/densificação de sua matéria, conferindo-a um maior potencial calorifico, logo um melhor desempenho energético. Esse processo é chamado de briquetagem e insere o resíduo sólido orgânico como um biocombustível sólido. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho será avaliar a potencial energético de briquetes produzidos a partir da biomassa ligno-celulósica do resíduo da poda da arborização de três espécies - o Ficus Bejamina, a Castanhola e a Algaroba – presentes nas áreas verdes do município de João Pessoa - Paraíba. Serão realizadas as caracterizações das biomassas utilizadas na produção dos briquetes, a determinar o poder calorífico de cada biomassa, ensaios de resistência mecânica à compressão e por fim, serão avaliadas as emissões produzidas a partir da queima dos briquetes, buscando compará-las com os parâmetros de qualidade de ar.
Interno - 1991244 - RAPHAEL ABRAHAO
Presidente - 2145700 - RIUZUANI MICHELLE BEZERRA PEDROSA LOPES