PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de DEFESA: WALLYSSON KLEBSON DE MEDEIROS SILVA

DISCENTE: WALLYSSON KLEBSON DE MEDEIROS SILVA
DATA: 22/02/2019
LOCAL: AUDITÓRIO DO CEAR
TÍTULO: INFLUÊNCIA DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO CULTIVO DA CANA-DE-AÇÚCAR NO ESTADO DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Saccharum officinarum, Clima, Economia, Meio-Ambiente, Produção, Agricultura, Métodos quantitativos, ACV, Gases de efeito estufa.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Fontes Alternativas de Energia
RESUMO: As mudancas climaticas representam um grande desafio para a agricultura do Brasil, devido a dependencia dos cultivos a elementos climaticos como precipitacao, umidade relativa do ar, temperatura e radiacao solar. O objetivo deste trabalho foi analisar a influencia das mudancas do clima no cultivo da cana-de-acucar no estado da Paraiba. Para tanto, utilizaram-se diferentes conjuntos de dados, a saber: dados meteorologicos de temperatura media, precipitacao total e umidade relativa do ar, obtidos do Instituto Nacional de Meteorologia; dados das culturas agricolas temporarias obtidos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica e do Instituto de Pesquisa Economica Aplicada; dados de emissao de gases de efeito estufa extraidos do Sistema de Estimativas de Emissoes e Remocoes de Gases de Efeito Estufa; alem das bases de dados do SimaPro® e atraves de um experimento de campo realizado no municipio de Pedras de Fogo, no estado da Paraiba. Realizaram-se calculos atraves de metodos estatisticos (teste de tendencia de Mann-Kendall e tecnica de regressao linear multipla), econometricos (regressao com dados em painel), economico (shift-share) e de avaliacao de ciclo de vida (avaliacao de impactos ambientais). Os resultados evidenciaram que ocorreram impactos das variaveis climaticas na producao de cana-de-acucar nos municipios paraibanos; a precipitacao foi uma condicionante positivamente correlacionada e a temperatura influenciou negativamente. Foram observadas tambem tendencias importantes, principalmente em relacao a temperatura, com tendencia de crescimento na maioria das estacoes meteorologicas analisadas e de decrescimento para a umidade relativa do ar. Percebeu-se uma resposta heterogenea dos impactos para as mesorregioes, com os municipios pertencentes a Mata Paraibana possuindo maior probabilidade de producao de cana-de-acucar, em relacao as outras mesorregioes. Na decomposicao nos Efeitos Area (EA), Rendimento (ER) e Localizacao Geografica (ELG) observou-se uma expansao heterogenea, sendo os ganhos de produtividade explicados pelo EA e o ELG, pois o ER evidenciou o baixo dinamismo agricola. A decomposicao do efeito area em efeitos escala e substituicao da cana-de-acucar e do abacaxi foram as que mais absorveram areas, enquanto que o feijao foi o que mais cedeu areas para as demais culturas. A aplicacao da regressao linear multipla mostrou que a area plantada de cana-de-acucar apresentou correlacao positiva, significativa e crescente com os gases de efeito estufa (CO2, CH4 e N2O). De acordo com o estudo de avaliacao do ciclo de vida, observou-se que a utilizacao do biossolido como fertilizante para a cana-de-acucar se mostrou mais viavel ambientalmente, com maior produtividade e menor emissao de dioxido de carbono produzido, contribuindo assim na reducao da pegada de carbono e solucionando o problema da destinacao final desse residuo.
Externo à Instituição - CLAUDIO AUGUSTO UYEDA
Interno - 1643037 - LUIZ MOREIRA COELHO JUNIOR