PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ITALO HEYNE LEITE MENDONÇA LANDIM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ITALO HEYNE LEITE MENDONÇA LANDIM
DATA: 25/02/2019
LOCAL: SALA DE REUNIÕES DO CEAR
TÍTULO: ESTUDO DA METODOLOGIA PARA A ESTIMAR A GERAÇÃO DE ENERGIA EM SISTEMAS FOTOVOLTAICOS
PALAVRAS-CHAVES: Energia Fotovoltaica, orientação do painel, parâmetros internos. Geração de energia
RESUMO: O aumento do consumo de energia elétrica no Brasil, devido ao crescimento populacional e o desenvolvimento econômico. Assim se faz necessário aumentar a oferta de energia elétrica de forma renovável e limpa, porém a principal fonte de geração, as hidrelétricas, estão em déficit, em decorrência da escassez de água. O presente trabalho busca realizar uma análise sobre a geração de energia fotovoltaico com o intuito de ampliar a utilização desta fonte de energia e diversificar a matriz energética elétrica brasileira. O trabalho foi realizado com intuito de analisar a geração entre duas orientações distintas e comparar com um sistema geração real. O presente estudo foi dividido em duas partes. A primeira foi analisar a geração das orientações Norte e Sul, através do método de Liu e Jordan e utilizando os dados fornecidos pela folha de dados fornecidas pelo fabricante do painel. A segunda parte foi comparar a energia estimada e a energia gerada por um sistema fotovoltaico real instalado no Laboratório de Energia Solar e orientado para o Norte, localizado na Universidade Federal da Paraíba. As simulações foram realizadas no Matlab.
Externo ao Programa - 1474490 - JOAO MARCELO DIAS FERREIRA
Presidente - 337396 - JOSE MAURICIO ALVES DE MATOS GURGEL