PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDSON ALVES DE JESUS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDSON ALVES DE JESUS
DATA: 27/02/2019
LOCAL: SALA DE REUNIÕES DO CEAR
TÍTULO: Avaliação da eficácia da qualidade do processo de eletrofloculação e filtração com fonte de energia renovável aplicado ao tratamento de efluente da indústria têxtil
PALAVRAS-CHAVES: Eletrofloculação; Energias Renováveis; Efluentes industriais.
RESUMO: Nos últimos anos, o desenvolvimento de atividades industriais tem provocado inúmeros impactos aos recursos naturais. A indústria têxtil, que é um ramo econômico importante desta atividade, gera elevada quantidade de efluente, devido à grande utilização de água em seu processo produtivo, que, quando não corretamente tratado, deteriora a qualidade da água do curso hídrico receptor, e ainda, causa impacto visual com a mudança da coloração da água. Sabe-se que existem diversas formas de tratamento de efluentes industrias e, dentre eles, pode-se destacar a técnica da Eletrofloculação, que foi empregada neste estudo. A eletrofloculação, também conhecida por eletrocoagulação é uma técnica utilizada há anos para tratamento de efluentes, embora sua empregabilidade seja comprometida devido ao elevado gasto de energia que pode onerar todo o processo. Desta forma, esta pesquisa visa avaliar a eficácia da qualidade do processo de eletrofloculação com o uso de eletrodo de Al revestido com filme de titânio e filtração, com fonte de energia renovável, e o uso de membrana de TiO2 aplicado ao tratamento. Foi utilizado em escala laboratorial um reator confeccionado em acrílico, eletrodos de Al revestido com um filme de TiO2, alimentados ora por energia convencional, ora por energia fotovoltaica através da irradiação solar, no município de J. Pessoa-PB. Observou-se a compatibilidade entre o uso das energias fotovoltaica e convencional, constatando a viabilidade econômica do sistema, em função do volume de tratamento, condicionado à manutenção do pH do efluente próximo a 7,0. Observou-se ainda que uma maior condutividade tem relação direta na economia de energia consumida no sistema, que a remoção da turbidez é nítida ao final do tratamento e, que, a DQO obteve uma redução significativa ao final do tratamento.
Interno - 1980960 - FLAVIA DE MEDEIROS AQUINO
Externo ao Programa - 1972401 - JOSE FELIX DA SILVA NETO