PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de QUALIFICAÇÃO: TIAGO OLIVEIRA DE BELMONT FONSÊCA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TIAGO OLIVEIRA DE BELMONT FONSÊCA
DATA: 28/02/2019
LOCAL: SALA DE REUNIÕES DO CEAR
TÍTULO: PRODUÇÃO DE CAMADA DIELETRICA PARA SUPERFÍCIES SELETIVAS A BASE DE CROMO POR ELETRODEPOSIÇÃO E SPUTTERING
PALAVRAS-CHAVES: Superfícies seletivas, Energia solar, Ciclo de vida, Energia colar.
RESUMO: Na atualidade, a utilização de fontes renováveis tornou-se um fator indispensável para o uso de energias renováveis necessárias para superar a crise instalada. Dessa maneira, surge o desenvolvimento de uma consciência ambiental na sociedade criando uma demanda por produtos amigáveis ao meio ambiente, com menor impacto ambiental associado a grandes avanços e desenvolvimentos tecnológicos. Nesse sentido, o presente estudo se propõe a produzir uma camada dielétrica a ser aplicada em superfícies seletivas, a base de cromo para coletores solares obtidas pelas técnicas de Eletrodeposição e Sputtering. Dessa forma, a metodologia empregada para concretizar o objetivo geral da pesquisa e avaliar o potencial de aplicação de uma camada dielétrica será a utilização de uma base de sílica alternativa em superfícies seletivas solares (SSS) de cromo negro. Após análises preliminares em Fluorescência de Raios-X (FRX) da composição química da amostra da cinza do bagaço da cana (CBC), verificou-se a presença de sílica em quantidade preponderante, além de estar associado a SiO2, Al2O3 e Fe2O3 somatizando valores acima de 70%, atendendo os limites padronizados pela norma NBR 12653 para material pozolânico. Na Difração de Raios-X (DRX), observou-se que as cinzas são constituídas essencialmente de Quartzo (em sua maioria) e Cristobalita (fontes de SiO2), Calcita (CaCO3) e Microline ((K0.94Na0.06)AlSi3O8). Para Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) constatou-se que as partículas de menor granulometria apresentaram melhor homogeneidade. Na Espectrofotometria ( UV-Vis- NIR) percebeu-se que a CBC apresentou, após a moagem, uma melhora significativa na sua absortividade. Para a Caracterização Óptica e Microestruturais dos filmes absorvedores de cromo negro produzido por eletrodeposição averiguou-se que, para os distanciamentos dos eletrodos de 30 mm, 50 mm e 100 mm, a distância de trabalho menor entre eletrodos produzem filmes com absortividades maiores. Na MEV dos filmes, notou-se que para uma distância ânodo-cátodo de 100 mm, assim como a de 50 mm, as micrografias se mostraram como uma superfície mais homogênea, na qual a nucleação do cromo ocorreu de forma mais uniforme proporcionando uma absorção mais elevada.
Externo ao Programa - 1972401 - JOSE FELIX DA SILVA NETO
Presidente - 1731152 - KELLY CRISTIANE GOMES DA SILVA