PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIEL DE PAULA DINIZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIEL DE PAULA DINIZ
DATA: 28/02/2019
LOCAL: AUDITÓRIO DO LES
TÍTULO: AVALIAÇÃO DE CICLO DE VIDA EM CERVEJARIAS
PALAVRAS-CHAVES: Cerveja, Avaliação de Ciclo de Vida, Pegada de Carbono, Clusters Industriais
RESUMO: O mercado cervejeiro é um dos mais relevantes setores econômicos do Brasil, alcançando o patamar de terceiro maior do mundo, atrás apenas de China e Estados Unidos. A adequação desse setor às práticas ambientalmente sustentáveis estimula sua competitividade, resultando também em benefícios ambientais. Este trabalho está organizado em três artigos científicos. O primeiro artigo faz uma análise ambiental da etapa de transporte do malte para as indústrias, considerando uma cervejaria de grande porte e uma de pequeno porte, ambas instaladas no nordeste. Verificou-se um alto impacto ambiental devido às grandes distâncias percorridas. O segundo artigo trata da geração de energia térmica para uso industrial, demonstrando a viabilidade tecnológica para substituição de fontes energéticas tradicionais (gás natural, por exemplo) por energia solar térmica. Ambos artigos quantificaram a pegada de carbono por meio da aplicação da metodologia da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), utilizando o software SimaPro versão 8.5.2.0, base de dados EcoInvent e método de avaliação de impacto ambiental IPCC 2013 GWP100a, que expressa o impacto ambiental em kg CO2-eq. O terceiro artigo trata de Clusters Industriais e como esse arranjo industrial pode trazer, além dos benefícios econômicos, benefícios ambientais para as empresas participantes.
Externo ao Programa - 6338198 - FLAVIO LUIZ HONORATO DA SILVA
Presidente - 1991228 - MONICA CARVALHO