PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de DEFESA: ÁDSON BRUNO COSTA PEREIRA

DISCENTE: ÁDSON BRUNO COSTA PEREIRA
DATA: 27/02/2019
LOCAL: SALA DE REUNIÕES DO CEAR
TÍTULO: MICROALGAS BIORREMEDIADORAS: TRATAMENTOS BIOLÓGICOS E VIABILIDADE DE FERMENTAÇÃO NA PRODUÇÃO DE BIOETANOL
PALAVRAS-CHAVES: Biocombustíveis, Biomassa, Microalgas.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Fontes Alternativas de Energia
RESUMO: Considerado como um dos biocombustiveis mais promissores, o bioetanol se mostra como uma fonte de energia alternativa e atrativa atualmente. Os altos precos do petroleo e seus derivados, a elevada demanda energetica e intensos debates ambientais exercem influencia decisiva no estimulo as pesquisas sobre fontes alternativas de energia. Alem disto, ha uma intensa demanda por estudos que avaliem a influencia dos residuos da composicao dos diversos efluentes na produtividade de biomassa. Os biocombustiveis produzidos a partir de microalgas podem ser uma atraente opcao devido a sua taxa de crescimento rapido, alto teor de biomassa, baixa utilizacao de terrenos cultivaveis e alta taxa de absorcao de dioxido de carbono, alem de uma boa aceitacao no cenario atual. Diante disso, objetivou-se produzir bioetanol a partir de biomassa microalgal cultivada em efluentes domesticos e analisar a eficiencia na biorremediacao durante o cultivo. No desenvolvimento da pesquisa, foi possivel perceber que a cepa D467WC obteve uma curva de crescimento mais acentuada nas diluicoes a 25% e a 50% de efluente domestico (ED) em relacao as outras especies estudadas, porem, o crescimento mostrou-se mais promissor na diluicao a 25% de ED. Observa-se a reducao dos parametros do efluente quando se compara as analises feitas antes do cultivo, a uma diluicao de 25%, e depois do cultivo, atestando que a microalga reduz os niveis de nutrintes do ED, o que conribuiria no tratamento antes do lancamento em corpos hidricos. No acompanhamento por contagem celular foi possivel obter uma densidade celular equivalente a 43 x 105 celulas mL-1, um numero maior de celulas em tempo mais curto no cultivo em efluente domestico na diluicao a 25% se comparado ao numero obtido no cultivo realizado no meio controle com WC. O peso seco da biomassa obtida foi correspondente 0,200 g.L-1, na mesma, o teor de acucares totais foi de 35,04 % que ao ser extraido pelo metodo de hidrolise acida obteve-se 55,6 % de glucose. A partir dos resultados obtidos no cultivo e das analises de acucares da biomassa microalgal e possivel ocorrer a producao de etanol a partir da fermentacao do hidrolisado com a levedura Saccharomyces cerevisiae.
Interno - 007.382.484-44 - JOELDA DANTAS - UFPB
Presidente - 1662888 - MARTA CELIA DANTAS SILVA