PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de DEFESA: IZANILDE BARBOSA DA SILVA

DISCENTE: IZANILDE BARBOSA DA SILVA
DATA: 15/03/2019
LOCAL: SALA DE REUNIÕES DO CEAR
TÍTULO: POTENCIALIDADES ENERGÉTICAS PROVENIENTE DOS RESÍDUOS DA MANDIOCA (Manihot Esculenta Crantz)
PALAVRAS-CHAVES: Resíduos, manipueira, biocombustível.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Fontes Alternativas de Energia
RESUMO: A producao de bioetanol, a partir de biomassa amilacea de varias fontes como a mandioca, tem sido vista como alternativas promissoras e ambientalmente sustentaveis para substituicao dos combustiveis fosseis, bem como o aproveitamento dos residuos gerados a partir das mesmas. Tendo em vista a grande producao de materiais agroindustriais provenientes da cultura da mandioca com uma das maiores producoes nacional, e a atual busca pela utilizacao de fontes renovaveis de energia, juntamente com a necessidade de informacoes sobre o material combustivel para o desenvolvimento de tecnologias de conversao dos residuos agroindustriais, em biocombustiveis. O objetivo principal desta pesquisa e o aproveitamento residual da mandioca para geracao de energia. Os residuos analisados tiveram procedencia de duas agroindustrias situada na cidade de Pedras de Fogo-PB e foram coletados e selecionados dois tipos de residuos: solidos (cascas) e liquido (manipueira). As producoes geradas mensalmente de residuos nas duas agroindustrias sao de 12.43 toneladas de cascas em um mes e 10.916 litros de manipueira. As caracterizacoes tiveram resultados significativos, nos ensaios de umidade 93,03% para a manipueira e 88,5 para a casca, poder calorifico de 16,22 MJ /Kg, as cinzas 0,8 para manipueira e 1,6 para as cascas. Na fermentacao alcoolica as melhores condicoes para producao de etanol no presente estudo foram: os meios de cultivo inoculados M2 e M4 com valores de acucares redutores 35,7 g.L-1 e 26 g.L-1 e para o meio de cultivo com acrescimo de melaco 57,4 g.L-1. , ao final com obtencao de teor alcoolico do vinho delevedurado com o teor alcoolico de de 2.2 ºGL, 2.5 ºGL e 5.9 ºGL respectivamente. Os resultados indicam que os residuos da mandioca possuem importantes caracteristicas e potencial para a producao de biocombustiveis. Este estudo tem como produto final dados praticos do aproveitamento dos residuos industriais, visando a geracao de energia limpa e renovavel e cada vez mais atrativa no mundo considerando a crescente preocupacao ambiental e economica . Palavras-Chave:
Interno - 007.382.484-44 - JOELDA DANTAS - UFPB
Presidente - 1662888 - MARTA CELIA DANTAS SILVA