PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE RAMON NUNES FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE RAMON NUNES FERREIRA
DATA: 17/06/2019
LOCAL: Auditório do CEAR
TÍTULO: TÉCNICAS MPPT PARA REDUÇÃO DA TENSÃO DE MODO COMUM EM SISTEMAS FOTOVOLTAICOS CONECTADOS À REDE
PALAVRAS-CHAVES: Tensão de Modo Comum, Interferências Eletromagnéticas, métodos PWM, Sistemas fotovoltaicos
RESUMO: A Tensão de Modo Comum (CMV – Common Mode Voltage) é considerada um problema em sistemas elétricos por gerar harmônicos de tensão, o que por sua vez ocasiona harmônicos de Corrente de Modo Comum (CMC - Common Mode Current) em todas as fases da tensão, danificando ou deteriorando rapidamente equipamento elétrico. Seu surgimento ocorre por Interferências Eletromagnéticas (EMI – Electromagnetic Interference) provocadas por motores, transmissores e demais cargas não lineares conectadas à rede elétrica. Computadores, fontes de alimentação e dispositivos eletrônicos que operam com valores de tensão nominal são os mais afetados pela CMC, tendo como consequências, falhas e redução da vida útil dos equipamentos. Em sistemas conectados à rede, a CMC causa complicações no fornecimento da tensão gerada pelo arranjo das células solares, contaminando a rede com harmônicos de corrente. Nesse caso, a CMV é provocada por uma capacitância parasita de realimentação entre o capacitor do barramento e a tensão de rede. A pesquisa propõe investigar estratégias de controle PWM aplicados a conversores CC/CA trifásicos, com foco na redução da Tensão de Modo Comum em sistemas fotovoltaicos conectados à rede. O método aplicado no estudo é validado primeiramente pela explanação teórica e a modelagem dos tipos de controles estudados, aplicando-as na simulação em planta desenvolvida no software Matlab, além de simulações desenvolvidas no software PSCAD. As técnicas de controle serão demonstradas e comparadas nas simulações, com a aplicação dos métodos: SVPWM e OCC. Os controladores citados possuem características relevantes sob a perspectiva da redução da Tensão de Modo Comum em sistemas fotovoltaicos conectados à rede, melhorando substancialmente a qualidade da energia produzida por esses sistemas. Com as técnicas propostas, os resultados esperados são de obtenção de sinal de saída da tensão sem distorções de corrente, mesmo com a previsibilidade de EMI externas.
Presidente - 1983220 - ALBERTO SOTO LOCK
Externo à Instituição - ANDRES ORTIZ SALAZAR