PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de QUALIFICAÇÃO: PRISCILA FRANÇA GONZAGA CARNEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PRISCILA FRANÇA GONZAGA CARNEIRO
DATA: 21/02/2020
LOCAL: Labmeqa/CT
TÍTULO: ANÁLISE DO CADASTRO DO CONSUMIDOR FLORESTAL NA PARAÍBA JOÃO PESSOA 2020
PALAVRAS-CHAVES: Bioenergia, Caracterização, Concentração, Polarização.
RESUMO: O setor comercial e industrial é considerado como sendo um grande consumidor florestal para fins energético e não energético. Desta forma, objetivou-se com a presente pesquisa, identificar os consumidores florestais e analisar a evolução do consumo da lenha, carvão vegetal e da madeira nos setores comercial e industrial no estado da Paraíba de 2006 a 2019. Caracterizar o consumo florestal, apresentando a distribuição espacial da quantidade de processos, consumo florestal total e energético dos segmentos nas regiões Intermediárias e Imediatas. Analisar por meio de regressão múltipla, obtendo funções matemáticas que serão capazes de explicar a ligação entre as variáveis de entrada e saída. Essas equações fornecem, no espaço dimensional escolhido (com duas ou três dimensões), uma visão do comportamento da variável de saída, enquanto alteram-se as variáveis de entrada. Analisar a concentração regional, através dos indicadores, definidos a partir de procedimentos estatísticos como a Razão de Concentração [CR(k)], o Índice de Herfindahl-Hirschmann (HHI), o Índice de Entropia de Theil (E), Índice de Concentração Compreensiva (CCI) e o Coeficiente de Gini (G). Analisar a polarização, através dos índices de Gini (G), as polarizações de Wolfson (Pw, Pm) e a polarização de Estebán e Ray (Per). Dentre os resultados já obtidos, no período de 2014 a 2018, observou-se que a quantidade de processos para Pessoa Jurídica é alta em relação à Pessoa Física, o consumo florestal para fins não energético, representa em maior quantidade, devido à atividade predominante ser comercialização de madeira. A região intermediária geográfica de João Pessoa detém o maior consumo de florestal, seguido da região intermediária de Campina Grande, Patos e Sousa-Cajazeiras.
Externo ao Programa - 1605391 - LUCIANO COSTA SANTOS
Interno - 1643037 - LUIZ MOREIRA COELHO JUNIOR