PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de QUALIFICAÇÃO: EVANDRO BERNARDO DE LIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EVANDRO BERNARDO DE LIRA
DATA: 28/02/2020
LOCAL: Auditório do CEAR
TÍTULO: PRODUÇÃO DE BIOGÁS E BIOFERTILIZANTES A PARTIR DE ESTERCOS AGROPECUÁRIOS
PALAVRAS-CHAVES: Dejetos. Biodigestores. Microalgas. Energia Renovável
RESUMO: Os estudos com energias renováveis têm crescido significativamente nas últimas décadas, por gerarem energia limpa e sustentável. As principais fontes de energia no mundo são provenientes de combustíveis fosseis, como gás, carvão e petróleo, que são as fontes contribuintes para a emissão de gases geradores do efeito estufa e da poluição ambiental. Outro problema sério é gerado pelo descarte inadequado de resíduos agropecuários no solo e em corpos hídricos, a exemplo dos dejetos suínos e avícolas, sendo uma das principais problemáticas ambientais relacionadas à poluição e eutrofização desses ambientes resultando em inúmeros malefícios a população. O presente estudo visou à produção de biodigestores anaeróbicos, e a geração de biogás e biofertilizantes (utilizadas em diversas culturas, como microalgas) a partir desses resíduos agropecuários que é abundante e tem um potencial energético elevado. Foram desenvolvidos três biodigestores anaeróbicos caseiros, alimentados com estercos de suínos (ES), avícola (EA), e a mistura binária (BAS). Foram determinadas a produção de biogás e a composição dos gases CH4, CO2, H2S e NH3, além da temperatura e do pH. A maior produção de biogás foi gerada pelo BS de 3,654 m3 no período de 38 dias, seguida pelo BAS de 3,633 m3 em 35 dias, e a menor produção foi para o BA com 0,650 m3 em 56 dias. Os biodigestores apresentaram temperatura máxima de 33,33°C e mínima de 26,59°C, com uma temperatura média de 30,76°C. E o pH variou de 7 a 7,5, de 7 a 8 e 6,8 a 6, para o BS, BAS e BA, respectivamente. O BS apresentou concentrações de CH4 que variou de 65% a 81%, e o CO2 variou de 35% a 19%. O BA apresentou concentrações de CH4 que variou de 60% a 43%, e o CO2 variou de 40% a 57%. E o BAS apresentou concentrações de CH4 que variou de 68% a 80%, sendo superior às concentrações de CO2, assim como o BS. As análises do gás sulfídrico nos biodigestores apresentaram maiores concentrações no BA que foi de 765 e 620 ppmV, e para os biodigestores BS e BAS as concentrações se manteve constante com uma pequena elevação de 20 para 40 ppmV no BS. Já com relação à concentração do gás amônia observou-se que a concentração permaneceu constante (15 ppmV) para os três biodigestores. As maiores produções de biogás relatadas assim como as maiores concentrações de metano, ocorreram nos biodigestores que apresentaram pH que variou de 7 a 8. Os biodigestores mostraram-se bastantes eficientes na produção de biogás com elevado teor de metano (acima de 65%) utilizando dejetos suínos, podendo ser adotado por criadores de porcos.
Externo ao Programa - 2360551 - DARLAN AZEVEDO PEREIRA
Presidente - 1662888 - MARTA CELIA DANTAS SILVA