PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: THENISON VIANA SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THENISON VIANA SOUZA
DATA: 27/02/2020
HORA: 14:00
LOCAL: SALA DE REUNIÕES DO CEAR
TÍTULO: Método para diagnóstico em tempo real de etanol adulterado em motor de combustão interna através da análise do som
PALAVRAS-CHAVES: Etanol combustível, adulteração, motor, sinal caótico
PÁGINAS: 21
RESUMO: Todo material orgânico gera energia, mas o biocombustível é fabricado em escala comercial a partir de produtos agrícolas como a cana-de-açúcar, no caso do álcool etanol. Atualmente, o etanol brasileiro representa a melhor e mais avançada opção para a produção sustentável de biocombustíveis em larga escala no mundo. O uso de etanol combustível reduz a emissão de gases de efeito estufa e reduz a dependência energética de combustíveis fósseis. Porém, mesmo com fiscalização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nos postos de combustível, não são raros os casos de adulteração. No caso do etanol, adulterações comuns incluem a mistura de etanol hidratado com etanol anidro (aquele que é misturado à gasolina, de cor alaranjada), metanol, ou até mesmo água. Tais adulterações são visualmente imperceptíveis, mas podem causar alterações no desempenho do carro, nas concentrações de gases poluentes produzidos e nos níveis de deterioração das peças, originando geralmente altos custos para o reparo dos componentes afetados pelos malefícios da adulteração. Atualmente, veículos automotivos não possuem dispositivos de segurança capaz de informar se o combustível está adulterado ou não, sendo essa análise realizada pelos órgãos regulatórios utilizando instrumentos. O presente trabalho consiste no desenvolvimento de um método para determinação em tempo real e de forma totalmente não invasiva adulteração de etanol. Um sistema baseado em Arduino adquire o sinal sonoro emitido pelo motor de um veículo em funcionamento, o sinal é então processado utilizando uma técnica para extração de característica de sinais caóticos denominada densidade de máximos. Testes experimentais serão realizados em motor de combustão para desenvolvimento e validação do método proposto.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO
Interno - 1508309 - MARCIO RODRIGO DE ARAUJO SOUZA
Presidente - 1991228 - MONICA CARVALHO