PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANGÉLICA OLIVEIRA DE ALENCAR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANGÉLICA OLIVEIRA DE ALENCAR
DATA: 28/02/2020
LOCAL: sala do PPGEQ
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA POTENCIALIDADE DO CaO ORIUNDO DE RESÍDUOS DE CASCAS DE OVOS COMO CATALISADOR NAS REAÇÕES DE TRANSESTERIFICAÇÃO DO ÓLEO DE OLEAGINOSA NÃO COMESTÍVEL EM BIODIESEL
PALAVRAS-CHAVES: Resíduos, casca de ovos, óxido de cálcio, catálise heterogênea, biodiesel.
RESUMO: O crescente aumento do aquecimento global e da poluição ambiental decorrente da utilização dos recursos fósseis disponíveis na natureza e dos avanços científico-tecnológicos da sociedade tem motivado o estudo de novas fontes alternativas e renováveis de energia para suprir as necessidades do homem e ao mesmo tempo reduzir os problemas ambientais. Como alternativa para substituir de maneira limpa e eficiente o petróleo e seus derivados destaca-se a produção de biocombustíveis, em especial o biodiesel, por ser biodegradável, derivado da biomassa renovável, atóxico e por reduzir as emissões dos gases poluentes tais como partículas de carbono, monóxido de carbono, óxidos sulfúricos e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos. Esse biocombustível é comumente obtido pela rota de transesterificação, onde moléculas de triacilglicerídeos reagem com álcool (metanol ou etanol) para formar os ésteres etílicos ou metílicos dos respectivos ácidos graxos (biodiesel) e liberar glicerol como coproduto. Geralmente essa reação é catalisada por uma base forte homogênea (NaOH ou KOH) devido ao seu baixo custo e ao seu elevado rendimento no processo de conversão. Entretanto, esse processo apresenta algumas limitações como a difícil remoção do catalisador e a saponificação que compromete a obtenção do produto final. Portanto, tem-se estudado a catálise heterogênea por apresentar vantagens sobre a homogênea no sentido de eliminar etapas de lavagens e apresentar possibilidades de reutilização do catalisador. O CaO proveniente da casca do ovo como possível suporte catalítico vem ganhando uma atenção especial no meio científico por apresentar algumas vantagens inerentes a produção de biodiesel, tais como elevada basicidade, baixa solubilidade em metanol, baixo custo e elevada atividade catalítica. No entanto, para se ter bons resultados catalíticos é necessário optar pelo melhor método de preparação desses sólidos e pelas melhores condições de reação. Portanto, o objetivo inicial dessa pesquisa buscou desenvolver um estudo da viabilidade do Carbonato de Cálcio (CaCO3) proveniente de resíduos da mistura da casca de ovos marron e branco, como precursor do catalisador de óxido de cálcio (CaO) e posteriormente avaliar por meio de um tratamento térmico a melhor temperatura de calcinação para se obter a fase do CaO desejada. As amostras in natura da mistura de cascas dos ovos, como também as amostras calcinadas foram caracterizadas por difração de raios X (DRX) e espectroscopia na região do infravermelho por transformada de Fourier (FTIR), para identificar as fases presentes. Para obtenção da amostra de CaO, a matéria-prima foi calcinada em diferentes condições de temperaturas, variando de 600°C a 900°C e tempo de 12 a 24 horas. O melhor resultado analisado foi da amostra calcinada a 900°C por 12 horas, apresentando com predominância a fase característica do CaO. Uma desvantagem do CaO é a rapidez com que ele sofre reações de reidratação e carbonatação, formando Ca(OH)2 e CaCO3, respectivamente. Contudo, mesmo ocorrendo a formação indesejada de CaCO3, as propriedades e características, tais como elevada basicidade e a presença de sítios ativos na superfície, continuam presentes, sendo fundamentais para potencializar o estudo do CaO como catalisador nas reações de obtenção do biodiesel. Ademais, pretende-se ainda avaliar o desempenho do catalisador de CaO nas reações de transesterificação com o diferencial da utilização do óleo de uma oleaginosa não comestível. Assim, neste trabalho, espera-se contribuir para agregação de valor aos resíduos oriundos de cascas de ovos mediante a destinação voltada a uma aplicação nobre, além de estimular a produção de biocombustível de forma mais limpa e sustentável, o que poderá somar significativamente as pesquisas acadêmicas na área das energias renováveis, bem como nortear os formuladores de políticas públicas que potencializam o desenvolvimento regional e a manutenção correta do meio ambiente.
Externo à Instituição - ELVIA LEAL
Presidente - 1979055 - POLLYANA CAETANO RIBEIRO FERNANDES