PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de QUALIFICAÇÃO: HÍVILA MARIA PONTES MARREIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HÍVILA MARIA PONTES MARREIRO
DATA: 30/07/2020
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL
TÍTULO: AVALIAÇÃO ENERGÉTICA E OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE BRIQUETES A PARTIR DO RESÍDUO DA MADEIRA DA PODA E DA CAMA DE AVE
PALAVRAS-CHAVES: briquetagem, padrões de briquetes, propriedades físicas.
RESUMO: A biomassa é um recurso renovável amplamente utilizado para geração de energia de diferentes naturezas graças a sua disponibilidade e às diferentes rotas de conversão energéticas existentes. Uma delas é conversão física da biomassa in natura em briquetes, que consiste na densificação da matéria-prima. Este método garante uniformidade ao combustível sólido, com melhores propriedades físicas e energéticas, facilitando seu armazenamento e transporte, além de proporcionar uma combustão mais homogênea. Dada a importância dessas características, este trabalho consiste numa revisão sistemática da literatura, com ênfase nas variáveis de processos de briquetagem mais estudadas, bem como nos parâmetros de qualidade mais relevantes para obtenção de briquetes. Foram ainda levantadas quais as principais tecnologias empregadas na produção de briquetes e alguns estudos realizados segundo um Design de Experimentos (DOE). Foi observada entre as pesquisas uma maior ocorrência da pressão de compactação como variável de processo, seguida da proporção de aglutinante, granulometria das partículas de biomassa, porcentagem de diferentes biomassas a compor os briquetes, temperatura e tempo de briquetagem. Além disso, observou-se que a densidade, poder calorífico, resistência a compressão, teor de umidade e durabilidade são os parâmetros mais estudados para avaliar a qualidade dos briquetes. Dentre os trabalhos foram observadas divergências quanto à relevância e interação de algumas variáveis de processo sobre as variáveis de qualidade dos briquetes, indicando a necessidade de que os experimentos sejam modelados matematicamente.
Interno - 2145700 - RIUZUANI MICHELLE BEZERRA PEDROSA LOPES
Presidente - 1217340 - ROGERIO SANTANA PERUCHI