PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: EWERTON BRASIL DA SILVA QUEIROZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EWERTON BRASIL DA SILVA QUEIROZ
DATA: 14/12/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Remota: Por video-conferência (link: meet.google.com/ntu-vqub-uyu)
TÍTULO: MÉTODO HILL CLIMBING SEARCH E CONTROLE DE CICLO ÚNICO PARA RASTREAMENTO DA MÁXIMA POTÊNCIA EM SISTEMAS DE ENERGIA EÓLICA
PALAVRAS-CHAVES: Energias Renováveis. Energia Eólica. Rastreamento do Ponto de Máxima Potência. Conversores Eletrônicos.
PÁGINAS: 101
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Sistemas Elétricos de Potência
ESPECIALIDADE: Conversão e Retificação da Energia Elétrica
RESUMO: O crescente avanço tecnológico e o desenvolvimento das técnicas de processamento da energia elétrica, têm possibilitado uma redução dos custos de muitos equipamentos e sistemas, tornando-os acessíveis a uma quantidade maior de consumidores. Com incentivos nos investimentos das energias renováveis, a matriz energética do mundo e do Brasil está cada vez mais diversificada. A energia eólica é a energia proveniente da força dos ventos, sendo usada para geração de eletricidade. Os testes dos diversos tipos de tecnologia (equipamentos, geradores, conversores, e dispositivos eletrônicos) tem como principal objetivo extrair a máxima potência. Assim, o objetivo do trabalho é a formulação e aplicação da técnica de controle Hill Climbing Search - One Cycle Control (HCS-OCC) para calcular o ponto de máxima potência (MPP - Maximum Power Point) em um gerador síncrono de ímã permanente (PMSG – Permanent Magnet Synchronous Generator), usado em sistema de conversão de energia eólica (WECS – Wind Energy Conversion Systems). No método proposto não são utilizados sensores mecânicos. A técnica em estudo não mede apenas a potência mecânica sem utilizar sensores de velocidade, mas mede também a potência elétrica máxima, mantendo o fator de potência unitário, visto do gerador durante uma faixa de velocidade do rotor entre 2,66 e 6,82 rad/s. O método proposto apresenta vantagens de simplicidade de controle e a eliminação de sensores de velocidades. A verificação do modelo é dada através de simulações via software PSCAD.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2206749 - JOAO ALVES DE LIMA
Interno - 1508309 - MARCIO RODRIGO DE ARAUJO SOUZA
Externo ao Programa - 1558977 - DARLAN ALEXANDRIA FERNANDES
Externo à Instituição - ANDRES ORTIZ SALAZAR