PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de DEFESA: INGRID LELIS RICARTE CAVALCANTI

DISCENTE: INGRID LELIS RICARTE CAVALCANTI
DATA: 14/02/2021
LOCAL: AUDITÓRIO DO CENTRO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS
TÍTULO: PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO ENERGÉTICA DE BRIQUETES A PARTIR DO RESÍDUO DA PODA DE ESPÉCIES ARBÓREAS DE JOÃO PESSOA
PALAVRAS-CHAVES: Resíduos orgânicos, poder calorífico, energias renováveis.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Fontes Alternativas de Energia
RESUMO: Desde os primórdios, a evolução do homem esteve intrínseca ao desenvolvimento energético, firmando-se sob a premissa de que os recursos naturais eram inesgotáveis. Porém, a capacidade de resiliência destes insumos e a qualidade dos ecossistemas naturais foram comprometidas pelo crescimento populacional e pela demanda econômica. Além disso, nos diversos setores da sociedade a produção de resíduos sólidos agrava a qualidade do meio ambiente. A Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS – instituída pela Lei de nº 12.305 de agosto de 2010 traz o aproveitamento energético dos resíduos sólidos como uma ferramenta de gestão. O aproveitamento energetico do resíduo sólido funciona como ferramenta de manejo ambientalmente adequada do mesmo. A energia proveniente da biomassa pode ser inserida em processos térmicos e elétricos. Dentro do cenário dos resíduos sólidos de um município, a carga orgânica de biomassa proveniente da poda de urbanização é elevada. Em João Pessoa, no ano de 2018 foram produzidos 14.142,54 toneladas resíduos de podas da arborização urbana, que foram para o aterro sanitário, sem nenhum tipo de aproveitamento ou tratamento. Sendo assim, este trabalho objetivou-se em avaliar o potencial energético de briquetes confeccionados a partir dos resíduos da poda árborea do município de João Pessoa - PB, utilizando a biomassa das espécies Ficus Bejamina, Castanhola, Algabora e da mistura de diversas outras espécies – o composto. Encontrou-se o PCS de MJ.Kg-1, 15,322 MJ.Kg-1, 15,798 MJ.Kg-1, 15,457 MJ.Kg-1, respectivamente, para os briquetes de algaroba, ficus, castanhola e composto. Entender o potencial das espécies exóticas é de grande valia para perceber a viabilidade de seu uso energético. Ainda mais, quando tais espécies caracterizam-se como resíduos que, no caso do muncípio de João Pessoa, são dispostos de forma inadequada, pois ainda são passiveis de reaproveitamento. E de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos os resíduos que são passiveis de reaproveitamento devem ser destinados para um tratamento adequado, sendo o tratamento energético uma possibilidade.
Interno - 1662888 - MARTA CELIA DANTAS SILVA
Presidente - 2145700 - RIUZUANI MICHELLE BEZERRA PEDROSA LOPES