PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABEL ALVES PIMENTA GABRIEL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISABEL ALVES PIMENTA GABRIEL
DATA: 24/02/2021
LOCAL: Online - meet.google.com/hwk-czmk-qgh
TÍTULO: PIRÓLISE E GASEIFICAÇÃO COM CO2 ACOPLADOS DE RESÍDUOS SÓLIDOS
PALAVRAS-CHAVES: Energias Renováveis, Conversão térmica, termogravimetria
RESUMO: A biomassa possui grande potencial como matéria prima na elaboração de sistemas que visam fontes sustentáveis. Os processos termoquímicos englobados podem ser divididos em: combustão, pirólise e gaseificação, os quais surgem como rotas eficazes além de se destacarem por serem meios bastante eficientes para tratamento dos resíduos. Para obter êxito na utilização dos resíduos sólidos como base para fonte energética é necessário um estudo sobre suas propriedades físico-químicas, sua composição bem como o modelo cinético da reação. Dessa forma, o estudo tem como objetivo analisar como se comporta os processos de pirólise e gaseificação com CO2 quando unidos utilizando a técnica de termogravimetria de resíduos sólidos. Os materiais e métodos da pesquisa pautam-se nas caracterizações físico-químicas das amostras (Análise Imediata, Análise Elementar, Análise do Poder Calorífico, Análise Termogravimétrica e a Cinética de pirólise e gaseificação acoplados). Almeja-se que após a escolha do material, e execução dos experimentos, seja realizado todo o estudo energético e assim compará-lo com a literatura para comprovar se há ou não potencial desse tipo de resíduo ser uma fonte energética eficaz. Com a caracterização físico-químicas será possível relacionar os resultados de pirólise e gaseificação além de contribuir para melhores condições de análise. Com esse estudo, será possível observar como alguns tipos de resíduos sólidos industriais se comportam após os processos de conversão e se serão aptos a um caminho para o aproveitamento dos resíduos, prologando o tempo útil de vida dos mesmos. Pirólise e gaseificação acoplados são um processo relativamente novo que está obtendo êxito quando abordado, principalmente quando utiliza de técnicas termogravimétricas e o CO2 como seu agente gaseificante, propondo a redução da pegada de carbono.
Presidente - 1983190 - SILVIA LAYARA FLORIANI ANDERSEN
Interno - 1979055 - POLLYANA CAETANO RIBEIRO FERNANDES