PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de DEFESA: RENNÊR RIBEIRO PINTO

DISCENTE: RENNÊR RIBEIRO PINTO
DATA: 25/02/2021
LOCAL: Online - meet.google.com/toa-aeau-bxn
TÍTULO: PREPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE CATALISADOR HETEROGÊNEO SINTETIZADO A PARTIR DA CASCA DE OVO PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL
PALAVRAS-CHAVES: Catalisador sustentável, Casca de ovo, óxido de cálcio, Biodiesel.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Fontes Alternativas de Energia
RESUMO: O aumento da demanda energética mundial, em sua maior parte, oriunda de fonte não-renováveis, tem motivado o desenvolvimento de novas fontes de energias alternativas. Nesta busca por novas fontes, surgiu o Biodiesel, um biocombustível com baixa toxicidade e biodegradável, obtido geralmente a partir da reação de transesterificação na qual 1 (um) mol dos triacilglicerídeos reage com 3 (três) mols de álcool (metanol ou etanol) para formar 3 (três) mols de biodiesel e 1 (um) mol de glicerol, com o auxílio de catalisadores homogêneos ou heterogêneos. Entretanto, a utilização de catalisadores heterogêneos tem custo mais elevado, quando comparado à catálise homogênea, o que conota na busca de matérias-primas mais baratas. Com o intuito de favorecer o custo benefício, foi realizado um estudo que consistiu no emprego do CaO (óxido de cálcio), que detém uma alta capacidade catalítica, obtido a partir da calcinação da casca do ovo de galinha. Com base nessa perspectiva sustentável, este trabalho teve como objetivo principal a síntese e caracterização de catalisador heterogêneo obtido a partir da casca de ovo calcinado, para produção de biodiesel de algodão via rota etílica, partindo de planejamento fatorial 23, e de biodiesel de óleo cártamo. O catalisador foi preparado a partir da calcinação em diferentes temperaturas (600, 700, 800 e 900ºC) por 2 horas, e caracterizado a partir da Difração de Raio X (DRX), Termogravimetria (TG), Distribuição Granulométrica (DG), Análise Textural (BET/BJH), Densidade Experimental por Picnometria (DE) e Espectroscopia no Infravermelho (FTIR). Os ésteres obtidos durante a reação de transesterificação foram caracterizados por cromatografia gasosa e FTIR. Em termos de atividade catalítica do CaO, a partir do planejamento fatorial aplicado, foi obtido para o óleo de algodão um rendimento máximo na transesterificação de 85,83%, e quando adotado a melhor condição reacional e variando a quantidade de CaO de 1 a 5%, chegou-se a excelentes conversões de até 98,76% em biodiesel. Para o oléo de cártamo foram alcançadas conversões em biodiesel de até 99,98%. Os resultados alcançados demonstram promissora aplicação do CaO alternativo para a produção de biodiesel, tornando o processo ainda mais sustentável.
Presidente - 1662888 - MARTA CELIA DANTAS SILVA
Interno - 1980960 - FLAVIA DE MEDEIROS AQUINO