PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de DEFESA: PAULO HENRIQUE ALVES DE LIMA

DISCENTE: PAULO HENRIQUE ALVES DE LIMA
DATA: 26/02/2021
LOCAL: meet.google.com/xri-ptty-quf
TÍTULO: AVALIAÇÃO DO CONCRETO GEOPOLIMÉRICO COMO SUBSTITUTO DO CONCRETO DE CIMENTO PORTLAND: PROPRIEDADES TERMOMECÂNICAS E SUSTENTABILIDADE
PALAVRAS-CHAVES: Construção civil, concreto, geopolímero, Portland, ACV, CO2
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Fontes Alternativas de Energia
RESUMO: O alto consumo de energia e a elevada emissão de dióxido de carbono são os maiores problemas da indústria de cimento Portland relacionados à poluição do meio ambiente. Neste senário, o concreto geopolimérico surge como um substituto potencial ao concreto de cimento Portland. Além do seu potencial ambiental, esse concreto alternativo possui características mecânicas semelhantes quando comparado com a solução convencional, apresentando ainda a vantagem de ter um ganho inicial de resistência superior ao concreto de cimento Portland, também é apontado por alguns pesquisadores interessantes propriedades termomecânicas o que torna as estruturas de concreto armado mais seguras quando expostas a situações de incêndio. Sendo assim, este estudo tem como objetivo verificar as possíveis vantagens do concreto geopolimérico frente ao concreto de cimento Portland, através de ensaios de caracterização dos materiais, testes mecânicos, térmicos e avaliando a emissão de CO2 e gasto energético através da Avaliação do ciclo de vida (ACV) tomando como unidade base 1m³ de cada material. Os resultados obtidos apresentaram que o Concreto geopolimérico possui um potencial elevado de substituição ao concreto tradicional, visto apresentar resistências mecânicas elevadas, na ordem de 40 MPa nos 7 primeiros dias de idade, aproximadamente 55% maior que o concreto tradicional, e emissões de gases do efeito estufa 24% menores, na ordem de 238,5 kg.CO2eq. Busca-se através dos resultados obtidos demonstrar as vantagens do concreto geopolimérico frente ao concreto de cimento Portland, e a sua importância para a mitigação dos impactos ambientais decorrentes da construção civil.
Presidente - 1731152 - KELLY CRISTIANE GOMES DA SILVA
Interno - 1991228 - MONICA CARVALHO