PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de QUALIFICAÇÃO: VALERIA VIEIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALERIA VIEIRA DA SILVA
DATA: 29/07/2021
LOCAL: https://meet.google.com/tqk-cxkk-ewt
TÍTULO: Análise de um sistema fotovoltaico flutuante para o complexo Coremas-Mãe D’água (Paraíba)
PALAVRAS-CHAVES: Evaporação, Usina fotovoltaica, Controle ambiental, Corpo hídrico, Radiação solar.
RESUMO: A cidade de Coremas, localizada na região Nordeste do Brasil, mais precisamente na região intermediária de Patos, é conhecida por possuir relevância social, econômica e ambiental por conter o maior complexo hídrico do estado, Coremas-Mãe D'água. Esse corpo hídrico é utilizado tanto para o abastecimento da população quanto a irrigação, porém, por mais que o complexo tenha elevado nível hídrico, nos últimos anos vem sofrendo os impactos de grandes secas e elevadas temperaturas. Além de ser conhecida pelo complexo Coremas-Mãe d'água, os altos níveis de radiação solar na cidade também permitem que Coremas seja conhecida pela produção fotovoltaica. Na cidade já foram inauguradas as Usinas Fotovoltaicas Coremas I, II e III. Por isso, essa pesquisa de mestrado visa analisar a possibilidade de implementação de um sistema de módulos fotovoltaicos flutuantes no complexo Coremas-Mãe d’água com o intuito de geração de eletricidade, diminuição da evaporação e diminuição do impacto ocasionado pela necessidade de nivelamento na instalação de um sistema fotovoltaico terrestre. Para isso será necessário dimensionar o sistema, adequando-o para o complexo Coremas-Mãe D’água, além de calcular os efeitos de cobrir parcialmente o complexo, visando assim analisar os impactos ambientais. Também será analisada a viabilidade econômica da implementação de um projeto desse porte.
Presidente - 1991244 - RAPHAEL ABRAHAO
Interno - 1643037 - LUIZ MOREIRA COELHO JUNIOR