PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: LARISSA MENDES HERMÓGENES ROCHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARISSA MENDES HERMÓGENES ROCHA
DATA: 30/07/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Virtual (remoto)
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA TÉCNICA ANDERSON ACCELERATION PARA ACELERAR A CONVERGÊNCIA DO PROBLEMA DE CARBONATAÇÃO EM TORRES DE CONCRETO DE AEROGERADORES
PALAVRAS-CHAVES: Anderson Acceleration, Método de Picard, Carbonatação do Concreto, Método dos Volumes Finitos, Torres de Concreto.
PÁGINAS: 65
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
SUBÁREA: Fenômenos de Transporte
ESPECIALIDADE: Princípios Variacionais e Métodos Numéricos
RESUMO: Com a crescente demanda por energia, a capacidade instalada de energia eólica vem crescendo a cada ano. A necessidade de instalar as turbinas em torres mais altas para aproveitar melhor a velocidade e a estabilidade dos ventos fez com que o concreto se tornasse uma boa opção como material de construção. Um dos problemas que mais afeta a durabilidade do concreto é a carbonatação, que tem como consequência a destruição da camada protetora nas barras de aço do reforço, nas estruturas de concreto reforçado. Devido ao complexo modelo matemático da carbonatação, métodos numéricos podem ajudar a compreender melhor o fenômeno. O objetivo do trabalho é resolver numericamente, via Método dos Volumes Finitos, o modelo matemático da carbonatação em torres de concreto de aerogeradores, considerando a ação do vento na estrutura, e empregando a técnica Anderson Acceleration para acelerar a convergência do Método de Picard. A metodologia consistiu no desenvolvimento do modelo matemático bidimensional e sua formulação numérica, que é implementada em Matlab® e cujo o desempenho será avaliado em casos clássicos da literatura. Os resultados parciais mostram que a implementação da solução numérica da carbonatação tem boa concordância com o trabalho de referência na literatura e a implementação do Anderson Acceleration se mostra promissora em reduzir o número de iterações em uma aplicação preliminar no problema de transferência de calor com não linearidade, o que indica que a técnica pode ser eficaz também quando aplicada à carbonatação.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1508309 - MARCIO RODRIGO DE ARAUJO SOUZA
Interno - 2206749 - JOAO ALVES DE LIMA
Externo ao Programa - 1160815 - MARCAL ROSAS F LIMA FILHO
Externo à Instituição - FERNANDO RAUL LICAPA CONTRERAS