PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOICE MACHADO MARTINS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOICE MACHADO MARTINS
DATA: 28/07/2021
LOCAL: Sala Virtual do Google Meet (meet.google.com/ffd-fgmy-nym)
TÍTULO: Potencialidades da bioenergia florestal no bioma amazônia
PALAVRAS-CHAVES: Bioenergia, biomassa florestal, pegada energética
RESUMO: A floresta amazônica caracteriza-se por possuir uma extensa cobertura florestal, abrangendo grande parte do território brasileiro. Predomina-se neste bioma a floresta ombrófila densa que possui uma grande diversidade vegetativa espacializada em diferentes estratos arbóreos. A retirada de árvores para a comercialização se dá através de áreas manejadas sustentavelmente. Quando essas árvores são processadas, um percentual transforma-se em resíduos como serragem, pó e aparas de diferentes tamanhos, esses materiais em muitos casos são despejados em locais ambientalmente incorretos, gerando a longo prazo, impactos ambientais. Há também os resíduos florestais próprios das florestas como tocos e galhos que geralmente permanecem no seu ambiente natural para nutrir o solo. Entre as inúmeras finalidades que esses resíduos poderiam ter, uma delas é a geração de energia térmica e elétrica, a transformação de energia a partir da biomassa denomina-se bioenergia. Desse modo, considerando o grande potencial da região amazônica na geração de resíduos florestais e de processamento de madeira, pensando também em dar um aproveitamento sustentável para este recurso, o objetivo deste estudo foi analisar o potencial da bioenergia florestal no bioma Amazônia. Para atender a este objetivo, dividiu-se esta pesquisa em quatro estudos. Primeiramente, com o intuito de se ter uma visão geral do cenário atual no campo da bioenergia florestal, realizou-se um estudo de revisão bibliométrica, considerando uma amostra de 73 papers derivados dos renomados bancos de dados Web of Science e Scopus, considerou-se o período de 1997 a outubro de 2020. Observou-se então os países com maior participação nas produções, a distribuição anual das publicações e citações, os periódicos mais relevantes e as palavras-chave mais utilizadas, também, classificou-se esses estudos quanto as duas principais temáticas observadas dentro da amostra, otimização e estudos ambientais. Por conseguinte, pretende-se estimar o volume de biomassa acima do solo disponível na Amazônia, a partir desse volume total, contabilizar o percentual de madeira comercializável e por fim, quantificar o volume de resíduos florestais que estaria disponível, para assim, transformá-lo em energia. O estudo seguinte visa analisar a viabilidade da bioenergia em comparação com o óleo diesel, sendo esse, o principal combustível empregado em algumas localidades do bioma Amazônia. Desse modo, ao saber o potencial de energia que os resíduos podem gerar, será possível analisar se a biomassa poderá ser uma fonte complementar de energia ou uma fonte de substituição (ao diesel). Por fim, pretende-se estimar as localizações ótimas para instalação de termelétricas de base florestal considerando critérios pré-estabelecidos. Diante a isso, espera-se observar se a bioenergia é uma fonte com bom potencial para o bioma Amazônia, levando em consideração a disponibilidade de resíduos florestais e a sua sustentabilidade.
Presidente - 1643037 - LUIZ MOREIRA COELHO JUNIOR
Interno - 1991244 - RAPHAEL ABRAHAO